Psicogênese da Lecto-Escrita

O Curso Livre de Psicogênese da Lecto-Escrita visa capacitar o aluno para refletir sobre construção da escrita a partir dos níveis conceituais da notação linguística e sua relação com a psicopedagogia preventiva.

Duração1 mês (100 horas)

ModalidadeEAD

Ganhe um desconto exclusivo para esse curso!

Quer saber mais? Vamos te enviar por email.

Nome

A Unisa tem o
investimento
perfeito para você

Objetivos

  • Compreender a abordagem da Psicogênese da Lecto-Escrita.
  • Compreender a apropriação da escrita alfabética por meio da consciência fonológica.
  • Identificar as dificuldades e transtornos de aprendizagem que envolve as habilidades de leitura e escrita.
  • Conhecer a variabilidade de métodos e recursos metodológicos na construção social da escrita.
  • Conhecer o Método Integral como recurso metodológico para a intervenção psicopedagógica.

Conteúdo Programático

  • CONSTRUÇÃO DA ESCRITA A PARTIR DOS NÍVEIS CONCEITUAIS DA NOTAÇÃO LINGUÍSTICA
  • Introdução sobre a construção da escrita a partir dos níveis conceituais de notação linguística
  • Escrita alfabética: um sistema notacional
  • SEA – Sistema de Escrita Alfabética
  • O SEA e as hipóteses da alfabetização
  • Escrita alfabética: afinal, um sistema notacional ou um código
  • CONCEITO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
  • Introdução sobre o conceito de consciência fonológica
  • Apontamentos sobre consciência fonológica
  • Percurso linguístico acerca da consciência fonológica
  • Relação entre consciência fonológica e aprendizado da escrita
  • Método fônico x consciência fonológica
  • PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DA HABILIDADE LEITORA E ESCRITORA
  • Introdução sobre práticas para a construção da habilidade leitora e escritora
  • Atividades de leitura de palavras
  • Atividades de leitura de frases e textos
  • Participação da ortografia e da gramática nessa construção
  • A necessidade de avaliação dos conhecimentos infantis sobre o SEA
  • DIFICULDADES DE ESCOLARIZAÇÃO E TRANSTORNOS DE LEITURA E ESCRITA – PARTE I
  • Introdução sobre as dificuldades de escolarização e transtornos de leitura e escrita
  • Entendimentos sobre disgrafia
  • Entendimentos sobre disortografia
  • Entendimentos sobre dislalia
  • Entendimentos sobre distúrbios de formação e sintaxe
  • DIFICULDADES DE ESCOLARIZAÇÃO E TRANSTORNOS DE LEITURA E ESCRITA – PARTE II
  • Introdução sobre as dificuldades de escolarização e transtornos de leitura e escrita
  • Conceito de dislexia
  • Entendimentos característicos da dislexia
  • Modalidades da natureza disléxica
  • Condução prática diária da dislexia
  • MÉTODOS E RECURSOS METODOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E AQUISIÇÃO DA LEITURA
  • Introdução sobre métodos e recursos metodológicos para construção da escrita e aquisição da leitura
  • Jogos e atividades de linguagem – construção da escrita
  • Jogos e atividades de linguagem – aquisição da leitura
  • Abordagem sobre jogos e atividades de consciência fonológica
  • Outras alternativas de jogos e atividades de consciência fonológica

Certificado

O certificado emitido pela Unisa será conferido após a conclusão de, ao menos, 75% da carga horária do curso.

Inscreva-se