Psicogênese da Lecto-Escrita
O Curso Livre de Psicogênese da Lecto-Escrita visa capacitar o aluno para refletir sobre construção da escrita a partir dos níveis conceituais da notação linguística e sua relação com a psicopedagogia preventiva.
1 mês (100 horas)
EAD
Ganhe um desconto exclusivo para esse curso!
Quer saber mais? Vamos te enviar por email.
A Unisa tem o
investimento
perfeito para você
Objetivos
- Compreender a abordagem da Psicogênese da Lecto-Escrita.
- Compreender a apropriação da escrita alfabética por meio da consciência fonológica.
- Identificar as dificuldades e transtornos de aprendizagem que envolve as habilidades de leitura e escrita.
- Conhecer a variabilidade de métodos e recursos metodológicos na construção social da escrita.
- Conhecer o Método Integral como recurso metodológico para a intervenção psicopedagógica.
Conteúdo Programático
- CONSTRUÇÃO DA ESCRITA A PARTIR DOS NÍVEIS CONCEITUAIS DA NOTAÇÃO LINGUÍSTICA
- Introdução sobre a construção da escrita a partir dos níveis conceituais de notação linguística
- Escrita alfabética: um sistema notacional
- SEA – Sistema de Escrita Alfabética
- O SEA e as hipóteses da alfabetização
- Escrita alfabética: afinal, um sistema notacional ou um código
- CONCEITO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
- Introdução sobre o conceito de consciência fonológica
- Apontamentos sobre consciência fonológica
- Percurso linguístico acerca da consciência fonológica
- Relação entre consciência fonológica e aprendizado da escrita
- Método fônico x consciência fonológica
- PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DA HABILIDADE LEITORA E ESCRITORA
- Introdução sobre práticas para a construção da habilidade leitora e escritora
- Atividades de leitura de palavras
- Atividades de leitura de frases e textos
- Participação da ortografia e da gramática nessa construção
- A necessidade de avaliação dos conhecimentos infantis sobre o SEA
- DIFICULDADES DE ESCOLARIZAÇÃO E TRANSTORNOS DE LEITURA E ESCRITA – PARTE I
- Introdução sobre as dificuldades de escolarização e transtornos de leitura e escrita
- Entendimentos sobre disgrafia
- Entendimentos sobre disortografia
- Entendimentos sobre dislalia
- Entendimentos sobre distúrbios de formação e sintaxe
- DIFICULDADES DE ESCOLARIZAÇÃO E TRANSTORNOS DE LEITURA E ESCRITA – PARTE II
- Introdução sobre as dificuldades de escolarização e transtornos de leitura e escrita
- Conceito de dislexia
- Entendimentos característicos da dislexia
- Modalidades da natureza disléxica
- Condução prática diária da dislexia
- MÉTODOS E RECURSOS METODOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E AQUISIÇÃO DA LEITURA
- Introdução sobre métodos e recursos metodológicos para construção da escrita e aquisição da leitura
- Jogos e atividades de linguagem – construção da escrita
- Jogos e atividades de linguagem – aquisição da leitura
- Abordagem sobre jogos e atividades de consciência fonológica
- Outras alternativas de jogos e atividades de consciência fonológica
Certificado
O certificado emitido pela Unisa será conferido após a conclusão de, ao menos, 75% da carga horária do curso.
Inscreva-se
Gostou do curso? Faça sua inscrição!