A Fisioterapia Cardiorrespiratória é bastante abrangente, o profissional que faz a pós-graduação nessa área aprimora seus conhecimentos nas mais diversas áreas de atuação, tanto hospitalar quanto ambulatorial, com aulas teóricas e práticas.
Na área hospitalar o aluno fará aulas que concerne o aprendizado em unidade de terapia intensiva, ventilação mecânica, avaliação do paciente crítico, situações de emergência e mobilização precoce.
No ambulatório, o fisioterapeuta age na prevenção de doenças cardiovasculares e como tratamento não farmacológico de doenças cardiopulmonares já estabelecidas a fim de melhorar a capacidade funcional; aprimorar a qualidade de vida; e prevenir a recorrência de exacerbações e/ou descompensações. Dessa forma, o Fisioterapeuta tem papel fundamental em programas de reabilitação ao orientar a prática de exercícios de forma segura e eficaz, bem como exercendo o processo educativo, no qual o paciente deve ter informações básicas sobre a fisiopatologia de sua doença; a relação da doença com atividade física; mecanismos de ação dos fármacos, reformulação dos hábitos alimentares; cessação do tabagismo e controle do estresse.
Ao final os alunos realizam estágio supervisionado em hospitais.