Ao longo da última década, as Organizações de Saúde, assim como as demais empresas, passaram por uma série de modernizações decorrentes de uma crescente busca pelo alcance de uma prestação de serviços ou fornecimento de produtos que atendam cada vez melhor às necessidades dos seus clientes. Neste cenário, o papel da gestão estratégica é fundamental para o alcance dos resultados. O modelo de gestão para ser eficiente deve conter uma série de ações de planejamento que abrangem as áreas financeira, organizacional, seleção e recrutamento de pessoas, engenharia de equipamentos e comunicação. Para tal, se faz necessária uma mudança cultural na maneira pela qual é realizada a prestação de serviço em saúde.
É nesse contexto que o MBA em Gestão de Saúde com Ênfase na Experiência do Paciente se insere, no qual o papel do gestor é primordial para uma atuação voltada à experiência do paciente no exercício da assistência prestada e ao alcance do sucesso na administração geral e de gastos, visto que ele gerencia não somente os recursos materiais nas organizações de saúde, como também atividades necessárias para garantir o suprimento das áreas ao menor custo possível e de maneira que a prestação de serviço não sofra interferência no atendimento ao paciente.