Voltar

Comportamento social nas empresas durante a copa do mundo

Poucos acontecimentos sociais unem tanto os brasileiros quanto a Copa do Mundo e, durante esse período, muitas empresas aproveitam para organizar momentos de descontração para assistir aos jogos e torcer pela seleção. Mas afinal, quais as boas condutas sociais no trabalho durante a Copa? Neste sentido, existem diversos comportamentos que podem ser inadequados no ambiente…

Poucos acontecimentos sociais unem tanto os brasileiros quanto a Copa do Mundo e, durante esse período, muitas empresas aproveitam para organizar momentos de descontração para assistir aos jogos e torcer pela seleção.

Mas afinal, quais as boas condutas sociais no trabalho durante a Copa?

Neste sentido, existem diversos comportamentos que podem ser inadequados no ambiente profissional — inclusive, muitos deles podem gerar punições aplicadas pelo RH.

Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

Conexão – Comportamento

Atenção ao toque físico

Os jogos da seleção brasileira podem despertar uma série de emoções nos torcedores. É comum desejar comemorar a cada gol ou a cada vitória, afinal, realmente é uma situação emocionante.

Contudo, deve-se manter a ética profissional no ambiente de trabalho, por mais descontraído que ele seja — especialmente em relação ao toque físico.

Por isso, evite abraços, beijos e outros contatos físicos excessivos. Afinal, se você não tem uma relação de intimidade com seus colegas de trabalho em outras ocasiões, não é a Copa que vai justificar o toque físico.

Vale lembrar que, quando não há o consentimento de ambas as partes envolvidas, esse tipo de conduta é assédio e, dependendo do caso, pode gerar uma série de penalizações — incluindo a demissão.

Cuidado com palavrões e insultos

A boa conduta profissional é importante em todos os momentos, mesmo durante happy hours ou assistindo aos jogos. Dessa forma, se você normalmente não fala palavrões no local de trabalho, eles também devem ficar de fora na hora dos jogos.

O mesmo vale para os insultos. Evite xingar e expressar seu ódio aos juízes, aos jogadores da seleção ou do time rival. Lembre-se que, apesar de ser um momento mais descontraído, o ambiente profissional pede condutas respeitosas. Portanto, cuidado com palavras e gestos ofensivos que são inadequados para ambiente de trabalho.

Consumo de bebidas alcoólicas: como lidar?

Diversas empresas oferecem cerveja e outras bebidas alcoólicas durante os jogos, mas isso não significa que os colaboradores devem abusar. Vale exercitar o bom senso e se lembrar que, mesmo quando o consumo for liberado, ainda se trata de um ambiente formal de trabalho.

Ou seja, não é o momento de “entortar o caneco” e cometer exageros. Afinal, em muitos casos, ainda há expediente após as partidas. Vale lembrar que a sua conduta, inclusive nos momentos de descontração, pode comprometer a sua imagem dentro da empresa e até prejudicar o seu crescimento nela.

Como as empresas podem se preparar para a Copa do Mundo?

Além de orientar os colaboradores, existem algumas orientações específicas para as empresas. Elas são importantes para garantir a ordem, a partir do estabelecimento de regras específicas. Afinal, quando a empresa possui essa organização, naturalmente fica mais fácil definir o que está permitido ou não, bem como as maneiras de exigir dos colaboradores a conduta de forma adequada.

Assim, veja algumas formas de garantir essa organização:

Mudanças na política interna

Primeiramente, todas as mudanças na política interna da empresa devem ser comunicadas de forma clara — seja por e-mail, reuniões ou avisos na própria empresa. É interessante informar sobre horários e como será a organização no momento dos jogos, justamente para direcionar a conduta dos colaboradores nesse momento.

Além disso, a empresa também deve comunicar os clientes, visando um bom relacionamento com eles.

Estabelecimento de regras específicas

Os jogos do Brasil na Copa são momentos em que muitas das regras normalmente aplicadas pela empresa podem ser deixadas de lado. A mais comum delas é sobre o consumo de bebidas alcoólicas, pois muitas empresas decidem oferecer cerveja, além de petiscos quando o Brasil entra em campo.

Portanto, cabe à empresa — junto às mudanças na política — comunicar as regras específicas. Principalmente locais grandes, nos quais a situação é mais complexa, é importante comunicar que existem há regras específicas de conduta.

Também é válido estabelecer punições junto ao RH caso aconteça o descumprimento das normas estabelecidas. Lembre-se de deixá-las bem visíveis para que todos os colaboradores estejam cientes.

Flexibilidade no regime de trabalho

A empresa também pode decidir como será o regime de trabalho nestes momentos. Assim, algumas organizações podem optar por providenciar que seus colaboradores assistam aos jogos no local de trabalho, outras optam pela dispensa no horário dos jogos, e há aquelas que mantêm o expediente normalmente.

Desde o início da pandemia, houve um boom do home office, e quem trabalha nessa modalidade — ou caso a empresa opte por ele na Copa — é importante estabelecer horários para pausar as atividades para os jogos, sempre comunicando os colaboradores.

Durante esse período, é comum ocorrerem faltas por doenças, especialmente em locais onde as atividades não são pausadas para os jogos. Por esse motivo, cabe também o estabelecimento das regras no RH, buscando averiguar o motivo das faltas e quais as punições para a mentira.

Exemplos de má conduta e Copa do mundo

Na última edição da Copa do Mundo, (em 2018), um caso tomou grande repercussão nacional. Naquele ano, alguns brasileiros publicaram vídeos nas redes sociais, nos quais interagiam com mulheres de outras nacionalidades fazendo com que elas repetissem palavras e termos ofensivos.

A situação não ocorreu diretamente no local de trabalho dos responsáveis, mas como um deles era funcionário da LATAM, o comportamento indiretamente foi associado à empresa e, na ocasião, a ela entendeu a pessoa física interferiu na pessoa jurídica. Ou seja, a má conduta de um colaborador pode reverberar na imagem da empresa.

O fato resultou na demissão do colaborador e, na época, a LATAM emitiu uma nota afirmando repudiar a misoginia e aquele comportamento.

Com esse caso, aprendemos que a conduta dos colaboradores reverbera também quando estamos fora da empresa. O posicionamento de uma pessoa pode ser relacionado ao local de trabalho, especialmente quando ofende uma pessoa ou um grupo específico. É um bom exemplo para compreendermos como o RH pode penalizar colaboradores por má conduta.

O profissional de RH é uma peça-chave para incentivar e orientar os comportamentos adequados no ambiente de trabalho. Conheça o curso de Gestão de Recursos Humanos da Unisa, que prepara o profissional para essa área de atuação. Acesse nosso site e saiba mais detalhes.

Leia mais:

Copa do Mundo: as profissões que ganham visibilidade com o maior torneio de futebol do planeta

Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho: importante para o crescimento profissional

Saúde mental no ambiente corporativo: o jeito de trabalhar mudou!

Palavras chaves

Veja o que estão comentando

Receba conteúdo Premium Grátis

Toda semana um conteúdo de alto valor por e-mail.

Nome