A Odontologia é uma das áreas fundamentais para uma vida com qualidade. Conheça aqui como surgiu essa ciência e a sua importância na vida das pessoas!
A Odontologia é a área da Saúde que estuda e trata dos dentes, gengivas, ossos maxilares e outros tecidos da cavidade oral. Além de cuidar da saúde bucal dos pacientes, ela também busca promover a estética e a autoestima das pessoas.
A preocupação com a saúde bucal é comprovada por diversas pesquisas. Segundo a Abima, mais de 12 milhões de brasileiros buscam rotineiramente tratamentos odontológicos, seja por motivos de saúde ou autoestima.
Isso mostra a importância desse profissional no país, sendo, portanto, fundamental a formação de novos profissionais para suprir a demanda social.
Como surgiu a Odontologia
A história de como surgiu a Odontologia remonta a séculos antes de Cristo. Acredita-se que a primeira tentativa documentada de tratar doenças dentárias ocorreu no Egito Antigo, por volta de 3000 a.C., com a extração de dentes e a utilização de próteses rudimentares.
Hipócrates, considerado o pai da medicina, já descrevia doenças dentárias no século V a.C. Na Grécia Antiga, também surgiram as primeiras práticas preventivas, como a utilização de mastigação de substâncias abrasivas para evitar o acúmulo de tártaro e placa bacteriana.
Na Idade Média, o conhecimento sobre a Odontologia foi preservado principalmente pelos cirurgiões-barbeiros, que extraíam dentes e realizavam outros procedimentos cirúrgicos na boca dos pacientes.
A partir do século XVIII, surgiram as primeiras faculdades de Odontologia na Europa e, em 1840, nos Estados Unidos, foi criada a primeira escola do mundo. Em 1897, foram criados os primeiros raios-x dentários, o que possibilitou a realização de diagnósticos mais precisos.
A Odontologia moderna foi consolidada a partir do século XX com o avanço da tecnologia e o surgimento de diversas especialidades. Na década de 1950, surgiram as primeiras resinas compostas, utilizadas em restaurações estéticas.
Atualmente, a Odontologia é uma área em constante evolução por meio da incorporação de novas tecnologias, técnicas e materiais, com especializações em diversas áreas, como ortodontia, periodontia, implantodontia, entre outras.
História da Odontologia no Brasil
No Brasil, a história da Odontologia teve início em 25 de outubro de 1884, quando foi fundada a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, que incluía uma seção da área.
Em 1917, foi criada a Associação Brasileira de Odontologia com o objetivo de promover a profissão no Brasil. Anos mais tarde, a Associação promoveu o primeiro congresso brasileiro de Odontologia, reunindo dentistas de todo o país.
Ao longo das décadas seguintes, a Odontologia no Brasil passou por importantes avanços e transformações. Em 1963, foi criado o Conselho Federal de Odontologia, responsável por regulamentar o exercício da profissão em todo o território nacional.
A partir dos anos 1990, com o surgimento da Implantologia e a Ortodontia, a Odontologia brasileira passou por importantes mudanças em relação à formação e à especialização dos profissionais.
Atualmente, a tecnologia é muito presente na profissão, como no uso de laser e impressão 3D para oferecer melhores resultados. Com o seu compromisso em garantir a saúde bucal e o bem-estar dos brasileiros, a Odontologia é uma das áreas da Saúde mais valorizadas.
Áreas da Odontologia

Existem diversas áreas de atuação na Odontologia que se especializam em diferentes aspectos da saúde bucal. A seguir, apresentamos uma lista das principais carreiras da saúde:
- Ortodontia
- Endodontia
- Periodontia
- Implantodontia
- Odontopediatria
- Odontogeriatria
- Odontologia Estética
- Odontologia Legal
- Odontologia Hospitalar
- Dentística
- Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
Como é o curso de Odontologia?
A faculdade de Odontologia é um curso da Saúde que prepara os alunos para atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças e demais problemas ligados à saúde bucal.
Com uma duração média de quatro anos, é possível encontrar turmas no período matutino e noturno. E, durante o período da formação, o aluno tem contato com diversos temas relacionados com o campo científico e profissional
As aulas consistem em teoria e prática, com atividades em laboratórios de anatomia, microbiologia e outros, além de aulas em clínicas-escolas para a realização de atendimentos supervisionados por professores.
Algumas das disciplinas que compõem a grade curricular, são:
- Dentística
- Periodontia
- Endodontia
- Ortodontia
- Semiologia Odontológica
- Radiologia e Imaginologia Odontológica
- Anatomia e Escultura Dental
Uma parte fundamental da Graduação em Odontologia é o estágio supervisionado, pois é a ocasião em que o aluno coloca em prática tudo o que aprendeu durante o curso. Desta forma, o estudante pode vivenciar situações reais da profissão.
Normalmente, o estágio ser realizado em clínicas e hospitais conveniados com a Instituição de Ensino, onde o aluno fará atendimentos a pacientes reais, realizará diagnósticos, tratamentos e procedimentos cirúrgicos, sempre supervisionado por um profissional.
Desta forma, o aluno tem uma formação sólida e de qualidade para atuar em todos os segmentos da profissão. Confira mais sobre o curso de Odontologia e estude na Unisa, uma Instituição reconhecida pela formação de profissionais de excelência.
Deixe um comentário