Oficinas Criativas e Psicossocioeducativas

INSCREVA-SE JÁ
  • Duração: 1 mês (100 horas)
  • Período: EAD
  • Modalidades: EAD

O Curso Livre de Oficinas Criativas e Psicossocioeducativas visa capacitar o aluno para compreender a importância das oficinas lúdicas como recurso do trabalho psicopedagógico.



DESCUBRA O INVESTIMENTO PARA ESTE CURSO

MAIS INFORMAÇÕES

Objetivos

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: 

  • Conhecer a proposta teórica dos grupos operativos.
  • Refletir sobre as oficinas lúdicas, a partir dos eixos afetivo e cognitivo.
  • Conhecer a proposta de trabalho em grupo, a partir da teoria do cone invertido.

Conteúdo Programático

1 A DINÂMICA DE GRUPOS E AS OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS
1.1 O trabalho com grupos na perspectiva das Oficinas Psicossocioeducativas
1.2 O jogo e o brincar nas Oficinas Psicopedagógicas: espaço de avaliação e intervenção
1.3 A arte como recurso na revelação de potencialidades e na construção da identidade: uma
experiência de sensibilidade e criatividade na prática de oficina
1.4 As oficinas psicopedagógicas na perspectiva da Arteterapia: espaço de acolhimento do
educando/educador
1.5 O jogo nas oficinas psicopedagógicas: relações de tempo e espaço no cotidiano escolar
2. A METODOLOGIA DAS OFICINAS CRIATIVAS NAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
2.1 As técnicas de visualização e os contos: recursos possíveis na Etapa de Sensibilização
2.2 Expressão livre e elaboração da expressão: a arte como espelho
2.3 Transposição para a linguagem verbal: tomada de consciência do processo
2.4 Avaliação do processo: aprender a aprender
2.5 Os aspectos explícitos e implícitos nos processos de aprendizagem a partir de uma experiência
expressiva
3. OS MEDIADORES ARTÍSTICOS COMO RECURSO NAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
3.1 Os mediadores artísticos e os quatro elementos da natureza
3.2 Modelando, formando e transformando: o barro como mediador artístico nas intervenções
psicopedagógicas
3.3 Os fantoches e as histórias de vida
3.4 Dando forma aos sentimentos
3.5 Dando asas à imaginação: a técnica de visualização no desenvolvimento da criatividade
4. AS NARRATIVAS COMO FORMA DE EXPRESSÃO, ELABORAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE SABERES
4.1 Os contos de fada e a construção de narrativas nos espaços psicopedagógicos
4.2 As fábulas, o jogo e a arte como recursos na Psicopedagogia
4.3 Os poemas como recurso na tomada de consciência dos processos de sensibilidade e
criatividade
4.4 Os contos da literatura e a escuta sensível do psicopedagogo/educador
4.5 As narrativas como forma de ampliação do olhar sensível do psicopedagogo aos processos de
aprendizagem
5. O JOGO E A ARTE: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS NOS ESPAÇOS TERAPÊUTICOS/PSICOPEDAGÓGICOS
5.1 Os aspectos simbólicos presentes nos jogos
5.2 O jogo como recurso nos espaços terapêuticos/psicopedagógicos
5.3 Jogo das Quatro Cores: articulação jogo e arte nos espaços psicopedagógicos

5.4 As oficinas de jogos como espaço de autoria de pensamento
5.5 O Jogo do Rabisco: desenvolvimento da flexibilidade, da resiliência e da criatividade
6. O CORPO E O DESEJO NAS QUESTÕES COM O APRENDER
6.1 Corpo e organismo: qual é a diferença?
6.2 As técnicas de visualização e as atividades expressivas
6.3 Sons, corpo e sentimentos
6.4 A contação de histórias no desenvolvimento da linguagem
6.5 Objetividade/subjetividade

Certificação

O certificado emitido pela Unisa será conferido após a conclusão de, ao menos, 75% da carga horária do curso.

Inscreva-se

Gostou do curso? Faça sua inscrição!

  1. Acesse o Portal da Unisa;
  2. Crie uma conta – é super rápido!
  3. Após a confirmação por e-mail, faça o login;
  4. Em Matrículas, clique em Fazer Matrícula;
  5. Selecione a modalidade de sua preferência: Extensão Presencial ou Extensão EAD;
  6. Em Fazer Matrícula, selecione curso e polo/campus e preencha as etapas com suas informações pessoais;
  7. Após selecionar o plano de pagamento, clique em Fazer Pré-Matrícula;
  8. Anote o número de inscrição e confirme as informações enviadas por e-mail;
  9. Faça o pagamento do boleto e imprima o requerimento de matrícula.
 
 

OPINIÃO DE NOSSOS ALUNOS

Sabrinna Aparecida - Medicina

Eu não venho de uma família com base no Ensino Superior. Por isso, esses cinco anos de estudos foram pensando em mudança. Com ajuda de todos os meus familiares, consegui passar na faculdade e vou ser a primeira médica da família.

Lucas Correia - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A Unisa teve um papel fundamental na minha recolocação no mercado de trabalho.

Clodoaldo Valério - Engenharia Ambiental

Eu fiz uma promessa para minha mãe: vou terminar o curso, a pandemia vai acabar e ela vai na minha formatura. Estou batalhando para isso.

Mônica Oliveira - Odontologia

Não desista dos seus objetivos e acredite que tudo pode melhorar.

Maria Alice - Serviço Social

Achei que deveria fazer um curso superior porque acredito na existência de um mercado bem amplo para ser explorado, mas para entrar nele, é preciso estar preparada.

Maurício Rezende - Educação Física

A partir daquele momento, eu sonhava em ser um profissional de Educação Física, mas sabia que, para isso, precisava estudar. Foi aí que conheci a Unisa.

 
 
 

Cursos relacionados

Brincar e a Construção do Conhecimento

Curso Livre
EAD
1 mês (50 horas)
VER CURSO

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Pós-Graduação
Presencial
18 meses (624 horas)
VER CURSO

Recreação Lúdico Pedagógica

Curso Livre
EAD
1 mês (100 horas)
VER CURSO