FIES

Empenhada em oferecer qualidade de ensino e oportunidades para que seus alunos possam realizar seus estudos, a UNISA participa do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar os cursos de graduação de alunos regularmente matriculados em instituições de ensino superior privadas.

Consulte mais informações no site: http://fies.mec.gov.br/.

Etapas de inscrição

A inscrição pode ser realizada conforme prazo determinado pelo MEC. Todo o processo é realizado pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES, no endereço eletrônico http://FIESselecao.mec.gov.br. Após pré-seleção, conclua o cadastro no mesmo site. Outras regras podem ser conferidas no edital, clicando aqui.

Após concluir todas as etapas de inscrição no Sistema de Seleção do FIES (FIESSeleção), entregue seus documentos para validar as informações. Para isso, compareça ao CPSA, na Secretaria da Unisa, até 5 dias. Fique atento ao seu e-mail para mais orientações.

Consulte a lista de documentos!

Após validação das informações, será emitido pela CPSA da Unisa o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). De posse dele, visite um agente financeiro do FIES em até 10 dias. Nessa ocasião, entregue documentos específicos.

Veja aqui a lista de documentos!

Perguntas e Respostas

O que é CPSA?

Cada local de oferta de cursos da Instituição de Ensino Superior possui uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA). Esse núcleo tem por finalidade analisar e validar a pertinência e a veracidade das informações prestadas pelo aluno no módulo de inscrição do SISIFIES, bem como da documentação por este apresentada para habilitação ao financiamento estudantil, na forma da Lei nº 10.260/2001 e demais normas que regulamentam o FIES.

Quando começam a contar os prazos para validação das informações na Instituição e contratação do FIES?

Para validação das informações na Universidade o prazo é de 5 dias após a conclusão da inscrição; para comparecimento no agente financeiro, o período é de até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação das informações pela CPSA. Importante: os prazos começam a contar a partir da conclusão da inscrição no FIESSeleção e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados. Se o término do prazo ocorrer em final de semana ou feriado nacional, o prazo será prorrogado para o primeiro dia útil imediatamente subsequente.

O que é aditamento e quando devo realizá-lo?

O aditamento é a renovação do contrato de financiamento do FIES, um procedimento que deve ser feito todo semestre. Essa renovação serve para confirmar se o aluno continua em situação regular na instituição, e também corrigir ou alterar dados do contrato. O processo é conduzido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Unisa e acontece conforme datas determinadas pelo FIES, geralmente em períodos de matrículas.

Fluxo para validação do aditamento:

Após a solicitação de aditamento pela CPSA da Universidade, o estudante deverá observar a regularidade das informações inseridas no Sistema de Financiamento ao Estudante (SIsFIES) e confirmar a solicitação de aditamento em até 20 dias contados a partir da data da conclusão das solicitações e, em seguida, comparecer na Secretaria Geral da Unisa para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula – DRM.

Se as informações não estiverem corretas, o estudante deverá rejeitar a solicitação de aditamento e contatar a CPSA por meio de abertura de processo na Secretaria Geral para que seja iniciado um novo aditamento.

Se tratando de Aditamento não simplificado, o estudante, após assinar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), deverá dirigir-se ao banco escolhido, acompanhado de seu representante legal e dos fiadores, quando for o caso, para formalizar o aditamento ao contrato de financiamento em até 10 dias contatos a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da confirmação do aditamento.

Após a emissão do termo aditivo pelo Agente Financeiro (banco), o aluno deverá protocolar uma cópia na Secretaria Geral para regularização dos lançamentos do FIES nas parcelas da semestralidade.

O não aditamento do contrato de financiamento nos prazos regulamentares acarretará no encerramento da utilização do financiamento.

Observação: é de inteira responsabilidade do aluno acompanhar o processo do FIES no que se refere aos resultados e prazos estabelecidos.

O período de aditamento é realizado conforme Portaria Normativa do MEC.

Clique aqui para saber!

O que é a suspensão do FIES?

A utilização do financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) poderá ser suspensa temporariamente por até 02 semestres consecutivos, mediante a solicitação do estudante no Sistema de Financiamento ao Estudante (SIsFIES) e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

A suspensão temporária da utilização do financiamento por iniciativa do estudante deverá ser solicitada por meio do SISFIES, até o 15º dia dos meses de janeiro a maio, para o primeiro semestre; e de julho a novembro, para o segundo semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.

Após a solicitação de suspensão temporária realizada pelo estudante do SISFIES, o aluno deverá, em até 24 horas, protocolar a ficha de suspensão na Secretaria Geral da Unisa para validação da CPSA da universidade, em até 05 dias úteis.

Como funciona a transferência de Instituição com o FIES?

É permitida ao estudante a mudança de Instituição de Ensino Superior (IES) ou de curso, obedecidas às seguintes regras:

Durante o período de dilatação do financiamento, a realização de transferência somente poderá ocorrer quando destinar–se à mudança de instituição de ensino para conclusão do curso financiado e desde que a quantidade de semestres a cursar na instituição de destino não ultrapasse o prazo máximo permitido para dilatação.

A solicitação de transferência deverá ser realizada no período compreendido entre o primeiro dia do último mês do semestre de encerramento do curso e o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência.

Após a solicitação no Sistema de Financiamento ao Estudante (SIsFIES), o aluno deverá protocolar na Secretaria Geral da Unisa o Protocolo de Solicitação de Transferência em até 24 horas, para que o pedido seja validado pela Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA), em até 5 dias.

O estudante transferido poderá permanecer com o financiamento na Instituição de destino, se:

  • a IES de destino estiver credenciada, validada pelo FIES e pelo MEC e concorde com a continuidade do financiamento;
  •  o curso de destino estiver cadastrado e validado pelo FIES e pelo MEC.

A mudança de curso pode ser feita uma única vez, durante os primeiros 18 meses de vigência do contrato, contados a partir do 1º semestre letivo financiado, independentemente da data de assinatura do mesmo.

O estudante que mudou de curso permanece com o financiamento, se:

  • o curso de destino estiver cadastrado e validado pelo FIES e pelo MEC;
  • caso haja também mudança de IES, a mesma se encontrar credenciada, validada pelo FIES e pelo MEC e concorde com a continuidade do financiamento.

Importante: consulte o Calendário Acadêmico da Unisa para mais informações sobre os períodos de transferências, cursos disponíveis e regras de cada processo.

O que é a dilatação do FIES?

A dilatação do FIES é um recurso que permite prolongar o prazo, que é disponibilizado a todos os estudantes que foram beneficiados pelo financiamento, e não concluíram o curso dentro do prazo determinado. Para estudantes que contrataram FIES até 2017/2 a dilatação do financiamento poderá ser solicitada através do link SISFIES http://sisFIESportal.mec.gov.br por até 2 semestres consecutivos, ao final da utilização disponibilizada para a conclusão do curso. Para os estudantes que contrataram o FIES a partir 2018/1 poderão solicitar a dilatação somente de um semestre por vez através do link no SIFES – http://sifesweb.caixa.gov.br. O limite é de 4 dilatações, porém o valor de todos os semestres dilatados não poderá ultrapassar o dobro do valor do último semestre contratado regularmente. Após a dilatação o estudante deve realizar o aditamento de renovação do semestre vigente.

O período para o estudante solicitar a dilatação do FIES vai do primeiro dia do último mês do ano do semestre anterior até o último dia do primeiro trimestre do ano, ou seja:

  • 1º semestre 01/12 do ano anterior à 31/03 do ano vigente e,
  • 2º semestre de 01/06 a 30/09.

Após a solicitação da dilatação no site do SISFIES ou SIFES, o estudante deverá, em até 24 horas, protocolar a ficha de dilatação na Secretaria Geral da Unisa para validação da CPSA, o que ocorrerá em até 5 dias úteis.

Onde obtenho mais informações?

Todas as orientações sobre o FIES estão disponíveis no site do programa, cujo endereço é o http://sisFIESportal.mec.gov.br/. Se a dúvida é sobre a validação de algum documento pela Unisa, utilize o Fale Conosco da Instituição.