Você está em:

CURSOS / Graduação / Presencial / Biológicas e da Saúde /  Medicina
Medicina

Coordenador(a) : Diretora Profa. Dra. Jane de Eston Armond

50 anos formando médicos humanizados e transformadores

O curso de Medicina da Universidade Santo Amaro - Unisa é considerado um dos mais tradicionais na cidade de São Paulo. Nasceu em 1970, há quase 50 anos, sendo o primeiro ofertado no ensino privado na capital paulista.

Essa história é consolidada pela qualidade de ensino, pautada por uma formação humanizada, alinhada aos avanços científicos do setor.

O diferencial da Unisa está justamente na imersão dos alunos nos assuntos da Medicina, incentivando-os a cultivar  valores como ética, compromisso, responsabilidade e humanidade.

Localizada na região Sul de São de Paulo, a Universidade reúne em uma só território os ensinamentos práticos e teóricos da Medicina, permitindo que seus alunos conheçam a fundo a realidade da comunidade local.

Vivência prática durante todo o curso

Uma forte característica dessa graduação é a entrada precoce no universo da prática médica. Desde o primeiro semestre, os alunos vivenciam a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), frequentando as Unidades Básicas de Saúde e aprendendo, na prática, os ensinamentos teóricos.

Locais das atividades:

•    Hospital-Escola Wladimir Arruda – HEWA (Hospital Próprio)
•    Hospital Geral do Grajaú
•    Hospital Geral de Pedreira
•    Hospital Municipal de Parelheiros
•    Hospital Municipal do Campo Limpo
•    Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
•    Instituto de Infectologia Emílio Ribas
•    Unidades Básicas de Saúde
•    Rede Hora Certa da Capela do Socorro (RHC)
•    Supervisão de Vigilância em Saúde de Capela do Socorro

Em todos os campos, os alunos são acompanhados por professores ou preceptores ligados ao curso de Medicina.

Cenários de práticas dentro do próprio Campus

Inaugurado em 1978, o Hospital-Escola Wladimir Arruda (HEWA) foi construído pela Universidade Santo Amaro, tornando-se um alento para a comunidade e um referencial importante de aprendizagem e práticas para os alunos dos cursos da área da saúde da Instituição, sobretudo Medicina. Hoje está integrado à Rede Hora Certa, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, onde são realizados procedimentos cirúrgicos nas áreas da Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia e Oftalmologia. Outras especilalidades médicas também são atendidas: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria.

O complexo hospitalar está instalado dentro do próprio Campus da Unisa, facilitando o acesso aos estudantes.

Infraestrutura

O curso de Medicina está abrigado no maior campus da Instituição, na região de Interlagos. Sua estrutura é constantemente aperfeiçoada, com a implantação de novas tecnologias para garantir mais conforto e facilitar o aprendizado prático dos alunos. Suas salas de aula estão equipadas com lousas digitais, cadeiras estofadas, equipamentos de TV e estrutura de energia para notebooks, com carregamento via tomada e USB.

O campus favorece a interdisciplinaridade dos alunos, que têm contato com diferentes cursos da área da Saúde, como Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Odontologia, entre outros.

A graduação se destaca por possuir forte articulação teórico-prática, com o desenvolvimento de atividades em um complexo de  laboratórios multidisciplinares e específicos. São dezenas de espaços equipados com instrumentos utilizados nos grandes centros médicos e de pesquisa do Brasil e do mundo. Conheça alguns deles:

Centro de Simulação em Saúde

Com equipamentos de alta tecnologia, o Centro de Simulação em Saúde tem como objetivo preparar alunos para a rotina e a tomada de decisões, visando aprimorá-los para as futuras atividades profissionais.

Por meio de um boneco simulador, permite que sejam realizados procedimentos como entubação orotraqueal, compressão torácica, desfibrilação e cardioversão elétrica com alto grau de imersão.

Consultórios de simulação

É onde os alunos da Unisa também são preparados para o atendimento ambulatorial, nas especialidades de clínica médica, ginecologia, pediatria, cirurgia e medicina da família.

Os pacientes são interpretados por atores e os alunos devem demonstrar o atendimento. O espaço tem os vidros espelhados, ou seja, quem está na atividade não enxerga o professor. É quando são examinadas as habilidades e competências dos alunos.

Laboratório de Anatomia

Considerado um dos maiores acervos de peças anatômicas humanas de São Paulo, o Laboratório de Anatomia da Unisa conta com mesas tridimensionais (3D) de alta tecnologia para um ensino moderno, por meio de tecnologias de softwares, integrando conhecimentos de disciplinas básicas como anatomia, histologia e embriologia.

Unisa Research Center (URC)

O espaço congrega um conjunto de laboratórios especializados no desenvolvimento de conhecimento, produtos e tecnologia e de pesquisa básica e aplicada, agregando pesquisadores e alunos da Instituição e em projetos de colaboração com instituições nacionais e internacionais.

Outros laboratórios

•    Laboratórios de Microscopia
•    Laboratórios multidisciplinares
•    Laboratório para Técnicas Cirúrgicas

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino do curso considera a formação básica junto à formação clínica. O professor tem papel fundamental na condução dos estudos.

Os estudantes têm ainda condições de complementar a formação com atividades promovidas nas ligas acadêmicas, disciplinas eletivas e projetos de extensão.

O curso também conta com a metodologia ativa Team Based Learning (TBL). Trata-se da aprendizagem baseada em equipes, ou seja, colaborativa, que consiste de equipes estrategicamente formadas, garantia de preparação, aplicação de atividades e avaliações em pares.

Projetos de extensão: integrar medicina e sociedade

A Unisa nasceu de um sonho coletivo de promover a educação. Por isso, tem na sua essência a responsabilidade social. As atividades de extensão integram alunos e sociedade, permitindo aos discentes uma visão mais humanizada e responsável diante da realidade das comunidades assistidas.
Principais projetos:

•    Ilha do Cardoso, Cananéia: os alunos de Medicina atuam junto com a comunidade caiçara com o objetivo de promover a educação em saúde. O projeto foi reconhecido com o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), em 2017.
•    Projeto Rondon-SP®: a Unisa é uma das instituições de ensino com maior representatividade nas operações do Projeto, que atua, principalmente, no Vale do Ribeira.
•    Doutores das Águas: o projeto leva assistência médica para cerca de 2,5 mil pessoas das comunidades ribeirinhas da Amazônia, nas bacias dos Rios Negro e Madeira.
•    Expedição Para Continuar Sonhando: em parceria com a IFMSA Brazil Unisa, os alunos levam educação em saúde para as famílias do município de Santa Rita, interior da Paraíba, com o apoio da ONG Casa dos Sonhos.

Parcerias internacionais

Com base nas diretrizes do MEC e da CAPES de estímulo à internacionalização, a Unisa implementou um plano de expansão de suas parcerias internacionais. Atualmente, são 12 convênios com instituições de ensino e pesquisa na Alemanha, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal, além de convênio com a UNESCO Catedra, IFMSA Brasil e Santander Ibero-Americano, que inclui nove países: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Porto Rico, Portugal e Uruguai.

As atividades oriundas das parcerias estão em fase de desenvolvimento e incluem a realização de projetos de pesquisa com parcerias técnico-científicas, publicações, intercâmbio de alunos de pós-graduação, intercâmbio bilateral de alunos do curso de Medicina, coorientacão de dissertações de mestrado e bancas internacionais via videoconferência.

Estudantes da Medicina já realizaram estágios internacionais em instituições da Croácia, Chile, Egito, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Portugal e República Tcheca. Alunos estrangeiros também tiveram a oportunidade de vivenciar a prática médica brasileira na Unisa. Nos últimos anos, foram recebidos estudantes da Austrália, França, Grécia, Israel, Polônia, Portugal e Turquia.

Eventos científicos

Há mais de 30 anos a Unisa desenvolve o Congresso Acadêmico Médico – Coacme, que incentiva o desenvolvimento científico. O evento reúne trabalhos de inovação científica desenvolvidos por alunos, além de apresentar palestras e oficinas ministrados por cientistas convidados.

Alguns projetos contam com fomento do CNPQ.

Bem-estar dos alunos

A jornada de quem sonha em ser médico é longa. Muitas vezes os estudantes se preparam em cursinhos para depois encarar os seis anos de graduação.

Os alunos se dedicam integralmente, passando o dia todo na Universidade, o que pode tornar a rotina estressante. Por isso, um bom ambiente acadêmico é fundamental.

A Universidade Santo Amaro - Unisa conta com um campus cercado de natureza, com espaço de convívio arborizado que permite o vivência com outras áreas da saúde. Além disso, os alunos podem usufruir de toda estrutura esportiva da Unisa, com ginásios, campo de futebol com grama sintética, academia e piscina semiolímpica. As atividades esportivas são coordenadas pela Associação Atlética Acadêmica José Douglas Dallora (AAAJDD).

O Centro Academico da Medicina (CARMA) é o orgão de representação máxima dos alunos, elaborando uma série de atividades voltadas para a melhoria da vida acadêmica.  

Programas de Residência Médica de excelência

O curso de Medicina tem sua excelência atestada pela aprovação de Programas de Residência Médica, devidamente avaliados pelas sociedades médicas e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

São mais de 40 anos especializando médicos com elevada qualificação ética e profissional. Conheça as áreas:

•    Cirurgia Geral
•    Clínica Médica
•    Ginecologia e Obstetrícia
•    Oftalmologia
•    Ortopedia e Traumatologia
•    Otorrinolaringologia
•    Pediatria
•    Psiquiatria
•    Cirurgia Geral: Cirurgia Videolaparoscópica
•    Pediatria: Neonatologia
•    Medicina de Família e Comunidade
•    Dermatologia
•    Anestesiologia

Outros diferenciais

Segurança do Paciente

A graduação promove um projeto inédito, em parceria com o curso de Enfermagem, para a inserir a cultura da Segurança do Paciente logo nos primeiros semestres. Os protocolos internacionais de segurança devem ser ensinados com rigor para prevenir erros médicos, que podem levar a graves consequências aos pacientes e ao fracasso do profissional da Medicina.

O aluno terá como diferencial uma formação que prioriza a segurança do paciente, considerando as metas da Organização Mundial de Saúde.

Cirurgias

A Unisa é referência em cirurgias de catarata, estrabismo e glaucoma para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na área da Otorrinolaringologia realiza cirurgias otológicas por videoendoscopia, procedimento inédito no serviço público.