Você está em:

CURSOS / Mestrado / Mestrado /  Mestrado em Ciências da Saúde
Mestrado em Ciências da Saúde

Coordenador(a) : Profa. Dra. Jane de Eston Armond

Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.331 de 08/11/2012, publicada no DOU de 09/11/2012.

A Universidade Santo Amaro, com 50 anos de história na região, é a única Instituição de Ensino Superior das Prefeituras Regionais de Capela do Socorro e Parelheiros, na região sul da cidade de São Paulo.

Para estruturação do Programa em Ciências da Saúde, levou-se em consideração:

  • As características regionais apresentadas;
  • O envolvimento histórico da universidade nas políticas públicas da região;
  • As características e perfil profissional dos egressos para atuarem em diferentes áreas de conhecimentos;
  • A necessidade de integração de saberes para responder às complexidades das doenças crônico degenerativas não transmissíveis;
  • A necessidade de titular professores que possam incorporar a visão multidisciplinar e translacional em suas práticas de ensino e pesquisa, possibilitando a formação de discentes com perfil inovador.

A visão multidisciplinar é elemento mediador do Mestrado em Ciências da Saúde, permitindo a compreensão das ciências e de suas inter-relações em um patamar de análise e reflexão abrangente, crítico e criativo, tendo sempre como objeto de estudo as doenças crônico-degenerativas não transmissíveis.

Objetivos:
Propiciar ao discente a aquisição de conhecimento acadêmico e científico aprimorado sobre a complexidade do processo saúde-doença, com uma visão clínico-científica ampla, porém, com ênfase no contexto translacional do desenvolvimento, evolução e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), gerando subsídios necessários para a completa abordagem dos fatores envolvidos no desenvolvimento fisiopatológico, prevenção, tratamento e recuperação das DCNTs.
Com ênfase na promoção da saúde, os resultados dos estudos observacionais e experimentais que são e serão realizados no programa podem subsidiar ações de prevenção e tratamento efetivos que potencialmente contribuirão para amenizar ou reduzir os desconfortos dolorosos e os comprometimentos aeróbicos, endócrinos e funcionais das DCNT.

A quem se destina:
Profissionais das áreas de Saúde, Educação e Humanas.

Linhas de Pesquisa:
- Saúde no Contexto Ambiental, Social e Biológico:
visa compreender o campo da saúde a partir do contexto ambiental, nas dimensões social, epidemiológica, biológica, política com vistas a identificar, planejar e tomar decisões nesse campo, atuando como agente crítico e colaborador da transformação da dinâmica social mediante princípios éticos de responsabilidade social. Enfatiza, sob um enfoque multidisciplinar, pesquisas que se articulam com campos e temáticas tais como: análise e avaliação das ações específicas de vigilância à saúde, objetivando a promoção da saúde na sociedade. Prioriza pesquisas que contemplem diferentes grupos populacionais, com ênfase nos pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis.

- Vigilância em Saúde - Prevenção, Diagnóstico e Tratamento:
objetiva compreender as etapas do processo saúde doença desde a prevenção até o tratamento. Incorpora o conhecimento técnico e científico para a compreensão dos mecanismos fisiopatológicos, o diagnóstico e o tratamento dos agravos prevalentes na população. Busca também, por meio dos preditores e marcadores de risco, a prevenção das doenças não transmissíveis.

Mais informações:
 11 2141-8584/ 8702