Você está em:

CURSOS / Mestrado / Mestrado / Mestrado em Odontologia /  Infraestrutura
UNISA
Infraestrutura

UNISA RESEARCH CENTER (URC)

UNISA RESEARCH CENTER (URC), contempla um conjunto de laboratórios especializados no desenvolvimento de conhecimento, produtos e tecnologia, trazendo benefício, não apenas para comunidade acadêmica, mas também para a população carente da região. Este complexo está situado em uma área nobre da universidade alocado em 430m2 , o qual condensa conjunto de laboratórios da instituição que atende a área acadêmica e de pesquisa.

O URC contempla cinco laboratórios voltados para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico, e está sob a coordenação do Prof. Dr. Marco Antonio Zonta, assessorado por uma equipe multidisciplinar composta de pesquisadores titulados, que na forma de colegiado, elencam e supervisionam as atividades de pesquisa em cada setor.

Os laboratórios contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e estão setorizados da seguinte forma: o LABUNISA, criado para atender demandas acadêmicas e científicas na área de patologia clínica, criado para desenvolvimento de projetos de avaliação laboratorial, metabólica populacional e qualidade. O serviço contando com equipamentos de ponta, capazes de produzir resultados com qualidade e segurança.

O PAPLAB, voltado para área de patologia e citopatologia e molecular com projetos populacionais e parcerias internacionais, desenvolvendo projetos na área de oncologia e doenças sexualmente transmissíveis e neoplasias.

O LMCBio, Laboratory of Molecular and Cellular Biology, voltado ao desenvolvimento de pesquisa genômica, proteômica e cultura celular, contemplando equipamentos de ponta e projetos voltados as áreas básicas e aplicadas da saúde.

O LANUSA, Laboratório de Avaliação Nutricional, voltado para avaliação do estado nutricional em todos os grupos etários com o emprego de equipamentos de alta tecnologia. As atividades neste Laboratório incluem a utilização de métodos diretos e indiretos de avaliação, abordando a evolução do estado nutricional com base no estudo de sinais, sintomas e composição corporal, proporcionando aulas práticas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

O LABIREM, Laboratório de Avaliação Biomecânica e Reabilitação Musculoesquelética criado para desenvolver pesquisa acadêmico-científica cujo o propósito é realizar pesquisa de alta qualidade e relevância relacionadas ao movimento e postura humana aplicadas ao contexto da promoção e prevenção de saúde, tratamento direcionados à reabilitação/exercício e ao esporte de indivíduos e usuários da UBS da região de Capela do Socorro, com o emprego de equipamentos de alta tecnologia. As atividades neste Laboratório incluem a utilização de métodos diretos e indiretos de avaliação biomecânica, dando suporte a projetos em nível de graduação, pós-graduação stricto senso e pesquisa regular.

Os laboratórios estão adequados conforme normas da Anvisa que regulamentam atividades laboratoriais em âmbito assistencial e de pesquisas.

• RDC 302 – NR 50 – Laboratório de Análises Clínicas, Citologia Clínica e Biologia Molecular, aplicável para laboratórios de pesquisa que envolvam material biológico humano. 2.0 Características gerais do URC por unidade laboratorial


Laboratório de Análises Clínicas da Unisa (LABUNISA)
O Laboratório de Análises Clínicas da UNISA (LABUNISA), uma das unidades que identificam e dão apoio aos cursos de biomedicina, medicina e odontologia da Universidade de Santo Amaro e serve de fonte de apoio e desenvolvimento do programa de Mestrado em Ciências da Saúde. Iniciou suas atividades no ano de 2009, com projeto de atender a demanda de pacientes do Hospital Escola Wladimir Arruda (HEWA) e os diversos projetos de pesquisa da universidade.

Com a evolução e padronização do serviço, o laboratório atende uma demanda de 10.000 testes/mês, com procedimentos e equipamentos automatizados e um sistema de emissão de laudos informatizado, atendendo com qualidade e eficiência os pacientes do ambulatório do HEWA. O laboratório contempla 440 m2 subdivididos nas seguintes áreas: hematologia clínica, bioquímica clínica, parasitologia clínica e Uroanálise.

O serviço ainda atende o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), órgão certificador de qualidade em todo território nacional, o qual avaliava mensalmente procedimentos laboratoriais e um programa de educação continuada dos colaboradores. No ano de 2015 recebemos a placa de excelência em diagnóstico, destinada aos serviços que apresentam aproveitamento igual ou maior a 85% de produtividade e eficiência em suas atividades.