Mestrado em Odontologia
Recomendado pela Portaria CAPES de 05/10/2001,por meio da portaria CAA/CTC/74/2001 e recebeu parecer CNE/CES número 1.334/01.
A proposta deste Mestrado é desenvolver métodos e tecnologias que atinjam todas as faixas populacionais, de forma acessível e com custos compatíveis com a realidade do país; o desenvolvimento de tecnologias com exportação de conceitos e técnicas, visando preferencialmente o aprofundamento de conhecimento bem como pesquisas com embasamento científico e tecnológico.
O Mestrado Profissional em Odontologia, sob a coordenação do Prof. Dr. Wilson Roberto Sendyk, recebeu a nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES em 2017. Foram ponderados pelo Comitê de avaliação da Capes para o quadriênio de 2013-2016 os seguintes itens: proposta do programa, corpo docente, corpo discente e trabalho de conclusão, produção intelectual e inserção social.
Duração: 24 meses (1170 horas)
Modalidade: Presencial
Formação: Mestre
Período: Integral
Locais de oferta: Campus Metrô Adolfo Pinheiro
Fique por dentro do Programa
Quer saber mais? Vamos te enviar por email.
A Unisa tem o
investimento
perfeito para você
Objetivos do Curso
Este curso objetiva formar Mestres em Implantodontia, ou seja, formar e/ou capacitar recursos humanos para atuarem nas áreas de estudo, aplicação clínica e de pesquisa em implantes dentários e tecidos adjacentes, bem como das afecções do dente, periodonto e das reabsorções do tecido ósseo alveolar, promovendo a substituição dos dentes e do tecido ósseo perdido, por meio de enxertos e implantes.
Metodologia
A implantodontia, associada à periodontia, engloba o conceito de promoção de saúde de forma ampla atuando junto à população desde a prevenção de doenças iniciais até a reabilitação com o que há de mais avançado em tecnologia dentro da Odontologia.
Um curso desta natureza representa estímulo ao desenvolvimento da pesquisa, e extensão, contribuindo de maneira direta para uma melhor prestação de serviços odontológicos e para a melhoria da docência e da pesquisa.
Conteúdo Programático
- Bioestatística
- Bioética e segurança
- Didática do ensino superior
- Implantodontia
- Materiais dentários e seu uso em implantodontia
- Metodologia do exame clinico e complementar em Odontologia
- Metodologia e Pesquisa científica
- Prótese sobre implantes, oclusão e biomecânica
- Terapêutica medicamentosa e emergências médicas em Odontologia
- Técnicas periodontais em implantodontia
Corpo
Docente

Prof. Dr. Wilson Roberto Sendyk

Prof. Dra. Angelica Castro Pimentel

Prof. Dr. Caio V. Roman Torres

Prof. Dra. Debora Pallos

Prof. Dra. Fabiana Martins e Martins de Oliveira

Profa. Dra. Flavia Gonçalves

Prof. Dr. Gustavo Antonio C. Momesso

Profa. Dra. Heloisa Fonseca Marão

Prof. Dra. Luana de Campos

Prof. Dra. Marcia Hiromi Tanaka

Prof. Dr. William Cunha Brandt

Profa. Dra. Yeon Jung Kim
Público-alvo
Cirurgiões dentistas, periodontistas, protesistas, e cirurgiões buco-maxilo-faciais.
Estrutura de Laboratórios
UNISA RESEARCH CENTER (URC)
PAPLAB
LMCBio
LANUSA
LABIREM, Laboratório de Avaliação Biomecânica e Reabilitação Musculoesquelética
Laboratório de Análises Clínicas Unisa (LABUNISA)
Estrutura de Laboratórios
UNISA RESEARCH CENTER (URC)
O CENTRO DE PESQUISAS UNISA (URC) reúne um conjunto de laboratórios especializados no desenvolvimento de conhecimento, produtos e tecnologia, trazendo benefícios, não só para a comunidade acadêmica, mas também para a população carente da região. Este complexo está localizado numa zona nobre da universidade com 430m2 atribuídos, que contém um conjunto de laboratórios da instituição que serve a área académica e de investigação.
A URC conta com cinco laboratórios voltados ao desenvolvimento acadêmico e tecnológico, assessorado por uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores qualificados, que, de forma colegiada, orientam e supervisionam as atividades.
Laboratórios por setor
Os laboratórios abrangem as mais diversas áreas do conhecimento e estão setorizados da seguinte forma: LABUNISA, criado para atender demandas acadêmicas e científicas na área de patologia clínica, criado para o desenvolvimento de projetos laboratoriais, metabólicos populacionais e de avaliação de qualidade. O serviço conta com equipamentos de última geração, capazes de produzir resultados com qualidade e segurança.
O PAPLAB, voltado para a área de patologia, citopatologia e patologia molecular com projetos populacionais e alianças internacionais, desenvolvendo projetos na área de oncologia e doenças sexualmente transmissíveis e neoplasias.
O LMCBio, Laboratório de Biologia Molecular e Celular, voltado ao desenvolvimento de pesquisas em genômica, proteômica e cultura celular, contemplando equipamentos e projetos de última geração voltados às áreas básicas e aplicadas da saúde.
O LANUSA, Laboratório de Avaliação Nutricional, orientado à avaliação do estado nutricional em todas as faixas etárias com utilização de equipamentos de alta tecnologia. As atividades deste Laboratório incluem a utilização de métodos de avaliação direta e indireta, abordando a evolução do estado nutricional a partir do estudo de sinais, sintomas e composição corporal, ministrando aulas práticas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.
O LABIREM, Laboratório de Avaliação Biomecânica e Reabilitação Musculoesquelética criado para desenvolver pesquisas acadêmico-científicas cuja finalidade é realizar pesquisas relevantes e de alta qualidade relacionadas ao movimento e postura humana aplicadas ao contexto de promoção e prevenção da saúde, tratamento voltado à reabilitação, exercício e esporte de indivíduos e usuários das UBS da região da Capela do Socorro, com utilização de equipamentos de alta tecnologia.
As atividades deste Laboratório incluem a utilização de métodos diretos e indiretos de avaliação biomecânica, apoiando projetos de graduação, pós-graduação e pesquisa regular.
Os laboratórios estão adequados às normas da ANVISA que regulamentam as atividades laboratoriais na área da saúde e de pesquisa.
RDC 302 – NR 50 – Laboratório de Análises Clínicas, Citologia Clínica e Biologia Molecular, aplicável a laboratórios de pesquisa que envolvam material biológico humano. 2.0 Características gerais da URC por unidade laboratorial.
Laboratório de Análises Clínicas Unisa (LABUNISA)
O Laboratório de Análises Clínicas da UNISA (LABUNISA) é uma das unidades que identifica e apoia os cursos de biomedicina, medicina e odontologia da Universidade de Santo Amaro e serve como fonte de apoio e desenvolvimento do programa de Mestrado em Ciências da Saúde, começou. suas atividades em 2009, com o projeto de atender a demanda de pacientes do Hospital Universitário Wladimir Arruda (HEWA) e os diversos projetos de pesquisa da universidade.
Com a evolução e padronização do serviço, o laboratório atende uma demanda de 10 mil exames/mês, com procedimentos e equipamentos automatizados e sistema informatizado de emissão de laudos, atendendo pacientes do ambulatório HEWA com qualidade e eficiência.
O laboratório possui 440 m2 subdivididos nas seguintes áreas: hematologia clínica, bioquímica clínica, parasitologia clínica e urinálise.O serviço ainda atende ao Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), órgão certificador de qualidade em todo o território nacional, que avalia mensalmente os procedimentos laboratoriais e um programa de educação continuada dos colaboradores.
Em 2015 recebemos o selo de excelência em diagnóstico, destinado a serviços que apresentam aproveitamento igual ou superior a 85% de produtividade e eficiência em suas atividades.
Amplitude de áreas
Área Cognitiva
Ao término do curso, o mestrando estará capacitado a saber e compreender:
- – A biologia do periodonto e sua interdependência com o resto do organismo;
- – A história natural das doenças do periodonto, suas sequelas e complicações;
- – Os mecanismos naturais de defesa e reparo;
- – A aplicação dos diferentes níveis de prevenção no campo da Periodontia e da Odontologia;
- – A aplicação dos conhecimentos e dos métodos científicos, bem como da tecnologia nestas especialidades;
- – O alcance e as limitações da Implantologia Bucal em função dos outros ramos da Odontologia;
- – O papel da Implantologia e da própria Odontologia nas funções universitárias de Ensino, Pesquisa e Extensão;
- – A extensão e limites dos recursos farmacoterapêuticos no Tratamento Implantológico;
- – Histórico e desenvolvimento dos implantes dentários;
- – Mecanismos biológicos de reparação dos tecidos bucais;
– Planejar um tratamento adequado para a realidade psicossocial do paciente; - – Saber utilizar de exames complementares para o correto diagnóstico e plano de tratamento;
- – Saber como prevenir acidente cirúrgicos e, em caso de não tê-los evitado, saber como tratá-los;
- – Interrelacionar a Implantologia com as outras especialidades da Odontologia, a fim de evitar uma visão incompleta e parcial do paciente.
Área Psicomotora
Ao término do curso, o mestrando estará capacitado a:
- – Identificar e descrever os diferentes componentes micro e macroscópicos do periodonto e do tecido ósseo, dentro de uma concepção integral;
- – Identificar e descrever a patologia periodontal, sua história natural e seus mecanismos macro e microscópios;
- – Identificar e descrever os mecanismos de respostas biológicas ante os diferentes tipos de agressão;
- – Utilizar os métodos de prevenção, segundo a história natural das doenças;
- – Identificar e usar instrumentos, materiais e técnicas para o diagnóstico e tratamento dos transtornos e doenças da boca;
- – Identificar e usar instrumentos, materiais e técnicas para o reconhecimento e solução das complicações cirúrgicas;
- – Compreender e adestrar as diversas técnicas cirúrgicas de implantações e reconstruções do tecido ósseo;
- – Entender a complementação protética do tratamento implantológico;
- – Desenvolver ações de serviços;
- – Usar o método científico para o estudo, comportamento clínico e elaboração de pesquisa.
Área Cognitiva
Ao término do curso, o aluno estará capacitado a:
- – Valorizar e respeitar os códigos de ética;
- – Valorizar o paciente nas suas particularidades bio-psico-sócio-culturais;
- – Valorizar o avanço e conscientizar-se da transitoriedade da verdade científica;
- – Valorizar as instituições de classe;
- – Possuir atitude autocrítica;
- – Valorizar a importância da educação continuada.
Linhas de Pesquisa
1- ETIOPATOGENIA E DIAGNÓSTICO DAS ALTERAÇÕES DOS TECIDOS PERIODONTAIS E PERIMPLANTARES
Esta linha tem por objetivo pesquisar a etiologia e as dificuldades inerentes ao diagnóstico das lesões peri-implantares, periodontais e da mucosa bucal através de exames clínicos e complementares.
Projetos de Pesquisa Associados
• Alterações Dimensionais do Tecido Gengival
• Análise dos Efeitos das Estatinas sobre a Viabilidade Bacteriana e Formação de Biofilme de Microrganismos Aeróbios Patogênicos
• Artrite Reumatóide e Sua Associação com a Doença Periodontal
• Avaliação Clínica e Radiográfica de Implantes Dentários –Estudo Retrospectivo de 10 Anos
• Avaliação da Condição Periodontal em Pacientes com Doença Renais Crônicos em Hemodiálise
• Avaliação da Incidência e Prevalência de Doença Perimplantar em Pacientes Tratados
• Avaliação da Terapêutica Periodontal não Cirúrgica em Pacientes com Periodontite Crônica
• Avaliação de Marcadores Biológico Inflamatórios na Doença Periodontal e Peri-Implantar
• Avaliação do Microambiente Imunoregulatório em Lesões de Potencial Maligno e no Carcinoma Espino-Celular
• Caracterização dos Níveis Inflamatórios Periodontais e Sua Correlação com a Microbiota Bacteriana, Fungica e Viral
• Detecção de Herpesvírus Humanos em Saliva e Fluido Gengival de Pacientes Renais Crônicos
• Dinâmica da Excreção Oral do Hhv-8 em Pacientes Hiv Positivos e em Pacientes Transplantados Renais
• Interação de Técnicas Estatísticas em Projetos em Trabalhos de Pesquisa
• Relação entre Estresse e Microbiota Oral: Efeito sobre a Produção de Compostos Sulfurados Voláteis e Papel da Beta-Defensina e da Alfa-Amilase
2- REPARAÇÃO TECIDUAL E RECONSTRUÇÃO DO TECIDO ÓSSEO EM IMPLANTODONTIA
O objetivo desta linha é estudar a reparação, tanto dos tecidos moles quanto do osso, com a finalidade de desenvolver técnicas cirúrgicas para reconstrução alveolar com estética e função.
Projetos de Pesquisa Associados
• Utilização da Fibrina Rico em Plaqueta (Prf) no Processo de Reparação Óssea.
• Análise Comparativa Entre O Enxerto Homógeno Congelado e Enxerto Homógeno Liofilizado (Fdba) no Levantamento do Assoalho do Seio Maxilar em Humanos.
• Análise da Estabilidade dos Implantes Colocados nas Áreas Enxertadas com o Enxerto Homógeno Congelado e Enxerto Homógeno Liofilizado (Fdba) no Levantamento do Assoalho do Seio Maxilar em Humanos.
• Análise da Reabsorção Óssea em Implantes Colocados sobre Enxertos Ósseos Homógenos
• Análise da Reparação Óssea em Modelos de Reparação Óssea Guiada em Calvária de Coelhos Preenchida com Cerâmica Bioativa
• Análise Histológica de Diferentes Misturas Utilizando Bio Oss, Osso de Banco em Calvária de Coelhos
• Análise Histomorfométrica do Uso da Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana no Tratamento da Osteonecrose por Bisfosfonatos
• Avaliação da Presença de Papila Gengival em Relação ao Volume da Papila Interdentária
• Avaliar o Efeito da Aplicação da Medula Óssea Autóloga na Integração de Substitutos Ósseos em Tíbias de Coelhos. Avaliação pela Histomorfometria e pela Microtomografia Computadorizada
• Efeito do Rhbmp2 em Blocos Xenogenos Fixados para Ganho Vertical em Tibia de Coelhos
• Estabilidade dos Implantes Colocados Tardia ou Imediatamente a Procedimentos de Enxertia Autógena ou Homógena.
• Estudo Histológico e Histomorfométrico Da Neoformação Óssea do Β-Tricálcio Fosfato (Β-Tcp) nos Alvéolos Frescos em Humanos
• Estudo de Imagens Utilizando Tomografia Computadorizada por Feixe Cônico
• Influencia de Diversos Fatores na Osseointegração
• Lateralização e Transposição do Nervo Alveolar Inferior
• O Uso do Laser na Implantodontia
• Utilização do Osso Humano Fresco Congelado Na Reconstrução Vertical Na Região Posterior De Mandíbula Atrófica (em andamento)
3 – BIOMATERIAIS EM IMPLANTODONTIA
O objetivo dessa linha é avaliar os vários materiais disponiveis no mercado mundial em relação a sua efetividade e biocompatibilidade em relação a potenciais efeitos tóxicos ou colaterais.
Projetos de Pesquisa Associados
• Alteração da Composição de Resinas Odontológicas: Avaliação da Adição de Quitosana e Óxido Bis-Alquil Fosfínico nas Propriedades e Biocompatibilidade
• Avaliação da Biomimetização por Análise Topográfica de Diferentes Tipos de Titânios
• Avaliação da Resistência de União a Zircônia em Função de Diferentes Tratamentos de Superfície e Uso de Primer Específicos
• Avaliação das Propriedades e Desempenho dos Materiais Odontológicos Utilizados em Prótese Dentária sobre Implante
• Efeito do Tipo de Fonte de Luz sobre Propriedades Físicas de Cimentos Resinosos Experimentais Contendo Diferentes Sistemas Fotoiniciadores
• Nanocompósitos Experimentais Utilizando Montmorilonita com Clorexidina Incorporada
4- BIOMECÂNICA E OCLUSÃO
Esta linha visa elucidar a ação de forças originadas pela oclusão em próteses sobre implantes osseointegrados.
Projetos de Pesquisa Associados
• Análise das Tensões ao Redor de Implantes em Próteses Fixas Ósseointegradas
• Analise das Tensões ao Redor dos Implantes Utilizando Diferentes Metodos.
• Avaliação do Comportamento Cerâmico em Espessuras Delgadas
• Comportamento de Fadiga de Zircônia Monolítica
• Desempenho de Materiais Reabilitadores Protéticos
• Desgaste de pilares de zircônia
Processo Seletivo 2026
- Inscrições: 25/08/2025 a 21/01/2026
- Documentação: 25/08/2025 a 21/01/2026
- Prova: 26/01/2026
- Entrevistas: 26/01/2026
- Resultados: 29/01/2026
- Segunda chamada: 10/02/2026
- Matrículas: 02 a 06/02/2026
- Matrículas 2ª chamada: 11 a 12/02/2026
- Início das aulas: 23/02/2026
- *Taxa de inscrição: R$ 50,00
- Acesse aqui o Edital.