A especialização em Arqueologia, História e Sociedade tem como proposta apresentar as abordagens arqueológicas vinculando-as aos demais campos do conhecimento, com análise integrada e contextualizada do saber acadêmico. O aluno aprende a compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados à aplicação dos princípios da arqueologia e da conservação de sítios em benefício da sociedade.
O curso propõe a elaboração de projetos de pesquisa e executivos e desenvolve habilidades cognitivas e metodológicas que permitem ação efetiva, tanto nas pesquisas de campo, quanto nas de laboratório.
Essas competências incluem:
Além disso, fornece subsídios que possibilitem, por um lado, o trabalho com a documentação arqueológica no ensino da História do Brasil, da América e da Antiguidade (no caso de professores de História) e, por outro, a ampliação do processo de educação patrimonial. Tem também como intuito a formação base em arqueologia e o aperfeiçoamento de profissionais que já atuam na área, como os de turismo, ao ampliar o conhecimento histórico e oferecer subsídios para compreensão abrangente do significado do patrimônio histórico-arqueológico. O curso propõe um conhecimento pouco abordado no País, bem como a formação de consciência crítica quanto à importância dos testemunhos materiais e sua preservação.
Necessária a comprovação de diploma ou certificado de conclusão da graduação.
Sábado, das 8h às 17h.
Eu não venho de uma família com base no Ensino Superior. Por isso, esses cinco anos de estudos foram pensando em mudança. Com ajuda de todos os meus familiares, consegui passar na faculdade e vou ser a primeira médica da família.
A Unisa teve um papel fundamental na minha recolocação no mercado de trabalho.
Eu fiz uma promessa para minha mãe: vou terminar o curso, a pandemia vai acabar e ela vai na minha formatura. Estou batalhando para isso.
Não desista dos seus objetivos e acredite que tudo pode melhorar.
Achei que deveria fazer um curso superior porque acredito na existência de um mercado bem amplo para ser explorado, mas para entrar nele, é preciso estar preparada.
A partir daquele momento, eu sonhava em ser um profissional de Educação Física, mas sabia que, para isso, precisava estudar. Foi aí que conheci a Unisa.