O curso de Pós-Graduação em Práticas Corporais de Aventura vislumbra desenvolver competências pedagógicas sobre o processo de ensino e aprendizagem dos esportes de aventura e radicais nos mais diversos contextos de atuação profissional com o trato esportivo. Organizando o curso com conhecimento científico, técnico e pedagógico para que o profissional de Educação Física consiga desenvolver o conteúdo no cenário escolar, do treinamento e no cenário lazer.
As práticas corporais de aventura estão sendo reconhecidas na atualidade dentro da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sendo fundamental para o professor de Educação Física Escolar conhecer os princípios de ensino e aprendizagem destes conteúdos aplicados ao seu contexto. Por outro lado, muitas manifestações de aventura são reconhecidas como manifestações olímpicas como por exemplo o Surf, a Escalada e o Skate, sendo fundamental ter um professor com conhecimento didático pedagógico em relação ao ensino destas práticas no cenário do treinamento e do lazer.
As aulas aliam teoria à prática, promovendo o desenvolvimento do pensamento sistêmico, crítico e reflexivo, por meio de metodologias ativas.
Os professores atuam alicerçados em revisões bibliográficas, cases consonantes às disciplinas e em suas experiências práticas e propõe estratégias inovadoras de aprendizagem para o conhecimento prévio da cultura corporal de movimento.
Ao final do curso o aluno será capaz de compreender a estrutura de muitas práticas de aventura e sua aplicabilidade na realidade da região na qual reside.
Professores e Profissionais de Educação Física.
Sábado, das 8h às 18h.
Eu não venho de uma família com base no Ensino Superior. Por isso, esses cinco anos de estudos foram pensando em mudança. Com ajuda de todos os meus familiares, consegui passar na faculdade e vou ser a primeira médica da família.
A Unisa teve um papel fundamental na minha recolocação no mercado de trabalho.
Eu fiz uma promessa para minha mãe: vou terminar o curso, a pandemia vai acabar e ela vai na minha formatura. Estou batalhando para isso.
Não desista dos seus objetivos e acredite que tudo pode melhorar.
Achei que deveria fazer um curso superior porque acredito na existência de um mercado bem amplo para ser explorado, mas para entrar nele, é preciso estar preparada.
A partir daquele momento, eu sonhava em ser um profissional de Educação Física, mas sabia que, para isso, precisava estudar. Foi aí que conheci a Unisa.