Em 2006, com a aprovação da portaria GM/MS n° 971, o SUS integrou 29 práticas, a chamada Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), cujo foco é a prevenção da doença e promoção da saúde.
Este curso objetiva suprir a necessidade crescente por profissionais capazes de garantir uma saúde integral (física, mental/emocional e espiritual), acolher o cliente com empatia, praticando a escuta ativa e fazendo uso de diversas técnicas, entre elas: aromaterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, constelação familiar, cromoterapia, antroposofia, Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura.
Dessa forma, o curso de Pós-Graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) é um diferencial no currículo do profissional de saúde, visto que atualmente as pessoas têm buscado cada vez mais por técnicas que promovam o bem-estar e o equilíbrio emocional. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o uso de PICs pela população brasileira chegou a mais de 60% durante a pandemia, o que mostra uma procura crescente de profissionais qualificados para atuar na área. Sem dúvida, está entre as profissões do futuro, uma vez que o interesse por autoconhecimento e autocuidado vem se tornando evidente.
Eu não venho de uma família com base no Ensino Superior. Por isso, esses cinco anos de estudos foram pensando em mudança. Com ajuda de todos os meus familiares, consegui passar na faculdade e vou ser a primeira médica da família.
A Unisa teve um papel fundamental na minha recolocação no mercado de trabalho.
Eu fiz uma promessa para minha mãe: vou terminar o curso, a pandemia vai acabar e ela vai na minha formatura. Estou batalhando para isso.
Não desista dos seus objetivos e acredite que tudo pode melhorar.
Achei que deveria fazer um curso superior porque acredito na existência de um mercado bem amplo para ser explorado, mas para entrar nele, é preciso estar preparada.
A partir daquele momento, eu sonhava em ser um profissional de Educação Física, mas sabia que, para isso, precisava estudar. Foi aí que conheci a Unisa.