O Curso Livre de Psicogênese da Lecto-Escrita visa capacitar o aluno para refletir sobre construção da escrita a partir dos níveis conceituais da notação linguística e sua relação com a psicopedagogia preventiva.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
1 CONSTRUÇÃO DA ESCRITA A PARTIR DOS NÍVEIS CONCEITUAIS DA NOTAÇÃO LINGUÍSTICA
1.1 Introdução sobre a construção da escrita a partir dos níveis conceituais de notação linguística
1.2 Escrita alfabética: um sistema notacional
1.3 SEA – Sistema de Escrita Alfabética
1.4 O SEA e as hipóteses da alfabetização
1.5 Escrita alfabética: afinal, um sistema notacional ou um código?
2. CONCEITO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
2.1 Introdução sobre o conceito de consciência fonológica
2.2 Apontamentos sobre consciência fonológica
2.3 Percurso linguístico acerca da consciência fonológica
2.4 Relação entre consciência fonológica e aprendizado da escrita
2.5 Método fônico x consciência fonológica
3. PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DA HABILIDADE LEITORA E ESCRITORA
3.1 Introdução sobre práticas para a construção da habilidade leitora e escritora
3.2 Atividades de leitura de palavras
3.3 Atividades de leitura de frases e textos
3.4 Participação da ortografia e da gramática nessa construção
3.5 A necessidade de avaliação dos conhecimentos infantis sobre o SEA
4. DIFICULDADES DE ESCOLARIZAÇÃO E TRANSTORNOS DE LEITURA E ESCRITA – PARTE I
4.1 Introdução sobre as dificuldades de escolarização e transtornos de leitura e escrita
4.2 Entendimentos sobre disgrafia
4.3 Entendimentos sobre disortografia
4.4 Entendimentos sobre dislalia
4.5 Entendimentos sobre distúrbios de formação e sintaxe
5. DIFICULDADES DE ESCOLARIZAÇÃO E TRANSTORNOS DE LEITURA E ESCRITA – PARTE II
5.1 Introdução sobre as dificuldades de escolarização e transtornos de leitura e escrita
5.2 Conceito de dislexia
5.3 Entendimentos característicos da dislexia
5.4 Modalidades da natureza disléxica
5.5 Condução prática diária da dislexia
6. MÉTODOS E RECURSOS METODOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E AQUISIÇÃO DA
Página 1 de 1
LEITURA
6.1 Introdução sobre métodos e recursos metodológicos para construção da escrita e aquisição da
leitura
6.2 Jogos e atividades de linguagem – construção da escrita
6.3 Jogos e atividades de linguagem – aquisição da leitura
6.4 Abordagem sobre jogos e atividades de consciência fonológica
6.5 Outras alternativas de jogos e atividades de consciência fonológica
O certificado emitido pela Unisa será conferido após a conclusão de, ao menos, 75% da carga horária do curso.
Gostou do curso? Faça sua inscrição!
Eu não venho de uma família com base no Ensino Superior. Por isso, esses cinco anos de estudos foram pensando em mudança. Com ajuda de todos os meus familiares, consegui passar na faculdade e vou ser a primeira médica da família.
A Unisa teve um papel fundamental na minha recolocação no mercado de trabalho.
Eu fiz uma promessa para minha mãe: vou terminar o curso, a pandemia vai acabar e ela vai na minha formatura. Estou batalhando para isso.
Não desista dos seus objetivos e acredite que tudo pode melhorar.
Achei que deveria fazer um curso superior porque acredito na existência de um mercado bem amplo para ser explorado, mas para entrar nele, é preciso estar preparada.
A partir daquele momento, eu sonhava em ser um profissional de Educação Física, mas sabia que, para isso, precisava estudar. Foi aí que conheci a Unisa.