A principal forma de acesso a carreira de um perito criminal é por meio de um concurso público, que exige na maioria das vezes cursos superiores de bacharelado, cujas áreas de atuação dependem dos requisitos essenciais para as vagas anunciadas.
O CST em Investigação Forense e Perícia Criminal da Unisa permite crescimento e aprofundamento na carreira.
O objetivo do curso de Perito Criminal é é a formação de tecnólogos que atuarão como profissionais paralegais ou como formação complementar para aqueles já graduados em outras áreas e que se interessam pela temática.
Atuando no auxílio de demais categoriais profissionais da área jurídica, por meio de conhecimentos específicos de investigação forense e perícia criminal desenvolvido ao longo do curso.
O curso de Perito Criminal está voltado para todos aqueles que possuem o nível médio completo e, em especial, para aqueles que já possuem uma graduação em áreas como direito, biologia, saúde, tecnologia, segurança pública ou privada.
Prof. Ms. Renato Watanabe de Morais
Mestre em Ciências Jurídicas, Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e Técnico em Administração pela Escola Técnica Estadual Presidente Vargas. Tem mais de 10 anos de experiência no setor jurídico, advogado, inscrito nos quadros da OAB/SP sob nº 324.321, tendo sido membro da Comissão de Política Criminal desta seccional (2013-2015). Atua na área acadêmica desde 2012, assumindo cargos de pesquisa no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, e sendo Professor Universitário desde 2016.
*A Avaliação Global (AVG) ocorre ao final de cada módulo, presencialmente no polo, de acordo com o Calendário Acadêmico, disponível no portal da Unisa e na programação do curso. As avaliações substitutivas, de disciplinas em regime de dependência e adaptação seguirão às Normas Acadêmicas e Financeiras, além do calendário institucional.
O curso EAD possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos como vídeos aulas, fóruns, web conferências, chat com tutores, estudo de casos etc.
A amplitude de atuação do tecnólogo em Investigação Forense e Perícia Criminal é muito diversificada, dada a formação que será adquirida no curso proposto, que busca formar tecnólogos, caracterizados como profissionais paralegais, e contribuir para formação complementar de graduados em diversas áreas, poderão auxiliar em áreas vinculada às segurança, militar, auxiliares da justiça, gestores de segurança empresarial, auditores, inspetores de seguro, advogados, analistas de inteligência empresarial, peritos judiciais e demais interessados.
Com uma estrutura curricular diferenciada, o curso Tecnólogo em Investigação Forense e Perícia Criminal da UNISA contempla disciplinas como Projeto Integrador módulo do curso e Práticas Investigativas, com o objetivo estimular e promover diversas soluções para a problemática , integrando as disciplinas teóricas e práticas.
A Unisa atua há mais de 50 anos no mercado e foi uma das Universidades pioneiras a apresentar o curso de Medicina no país.
Além disso, conta com um corpo docente altamente capacitado formado por mestres e doutores, e permite que seus alunos coloquem em prática tudo o que aprendem durante as aulas desde o ingresso na graduação.
A IES também conta com programas de suporte e apoio a estudantes com dificuldades acadêmicas, bem como com projetos de extensão que fazem a diferença na comunidade.
A metodologia de ensino da Graduação a Distância Unisa é contemporânea, dinâmica e interativa. Ela estimula o aluno a construir o próprio conhecimento por meio de diversos recursos, como:
Além das sessões interativas on-line e ao vivo — com professores, tutores e colegas de sala —, os conteúdos e atividades também são salvos e ficam disponíveis no Portal do Aluno.
Provas e aulas práticas: existem encontros presenciais obrigatórios no polo para realização de provas e aulas práticas. As datas são definidas por meio de uma agenda pré-estabelecida no Ambiente das disciplinas.
Avaliação Global: dentro do processo avaliativo, além de atividades e avaliações eletrônicas, o aluno deve realizar, de forma presencial, no polo onde está matriculado, a Avaliação Global de cada disciplina. O agendamento da data e horário da prova é realizado por meio do sistema pelo próprio estudante durante o período estabelecido na Agenda.
A Unisa, uma Instituição com mais de 50 anos de história ajuda a construir a sua! Para ingressar na Universidade Nota Máxima no MEC, você pode optar entre utilizar seu desempenho no Enem, fazer a Redação On-line ou a Prova Agendada.
Eu não venho de uma família com base no Ensino Superior. Por isso, esses cinco anos de estudos foram pensando em mudança. Com ajuda de todos os meus familiares, consegui passar na faculdade e vou ser a primeira médica da família.
A Unisa teve um papel fundamental na minha recolocação no mercado de trabalho.
Eu fiz uma promessa para minha mãe: vou terminar o curso, a pandemia vai acabar e ela vai na minha formatura. Estou batalhando para isso.
Não desista dos seus objetivos e acredite que tudo pode melhorar.
Achei que deveria fazer um curso superior porque acredito na existência de um mercado bem amplo para ser explorado, mas para entrar nele, é preciso estar preparada.
A partir daquele momento, eu sonhava em ser um profissional de Educação Física, mas sabia que, para isso, precisava estudar. Foi aí que conheci a Unisa.