Comunicação Social – Jornalismo

INSCREVA-SE JÁ
  • Duração: 8 semestres (4 anos)
  • Modalidades: EAD

Localidade: Polos Educacionais

 

Coordenador: Prof. Maurício Soares Capela

O Jornalista tem como principal função a buscar, investigar, redigir e transmitir notícias pelos meios de comunicação (jornais, revistas, TV, internet etc.) e participa de forma ativa de todos os processos de produção da notícia. Além disso, tem compromisso associado com a investigação e produção de notícias por meio da apuração dos fatos e da verdade e o interesse do público.

Objetivos do curso

Em uma Universidade com mais de 50 anos no mercado, o curso de Jornalismo da Unisa forma profissionais capacitados para atuar na imprensa tradicional (impressa, rádio e televisão); nos meios digitais; em agências de comunicação e nas mais variadas frentes de trabalho como:

  • Repórter;
  • Editor;
  • Redator;
  • Assessor de imprensa;
  • Repórter fotográfico.

Além disso, devido a uma sólida formação em disciplinas básicas oferecidas pela Universidade, o profissional graduado na Unisa, é capacitado para assumir cargos de gestão e liderança, podendo alcançar destaque nas áreas de pesquisa, docência e em equipes multiprofissionais.

AVISE-ME SOBRE AS INSCRIÇÕES

    MAIS INFORMAÇÕES

    Conteúdo Programático

    • Análise Linguística e Produção Textual
    • Arte, Estética e Fotografia
    • Assessoria de Comunicação
    • Atividades Complementares
    • Cenários Econômicos
    • Criatividade em Comunicação
    • Eletiva
    • Espanhol Instrumental
    • Estágio Supervisionado
    • Estudos Avançados em Jornalismo
    • Estudos Semióticos
    • Ética, Diversidade e Direitos Humanos
    • Gêneros e Linguagens Jornalísticas
    • Gestão Empreendedora e Inovação
    • História da Comunicação e Mídia Contemporânea
    • Inglês Instrumental
    • Jornalismo Digital
    • Jornalismo Especializado
    • Jornalismo Impresso
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade
    • Planejamento Visual e Editorial
    • Projeto Integrador – Produção Audiovisual Institucional
    • Projeto Integrador – Produção de Jornal
    • Projeto Integrador – Produção de Revista
    • Projeto Integrador – Produção Fotojornalística
    • Psicologia da Comunicação
    • Radiojornalismo
    • Técnicas de Reportagem
    • Tecnologia, Ciência e Pesquisa
    • Telejornalismo
    • Teorias da Comunicação
    • Trabalho de Conclusão de Curso

    Mercado de trabalho

    O profissional graduado pela Unisa pode escolher entre um amplo leque de áreas do mercado, além de atuar em empresas de variados portes e setores. Entre as principais opções estão:

    • Telejornalismo;
    • Fotografia;
    • Radiojornalismo;
    • Jornalismo Digital;
    • Planejamento Visual;
    • Editorial;
    • Jornalismo Digital;
    • Jornalismo Especializado;
    • Jornalismo Impresso;
    • Técnicas de Reportagem;
    • Assessoria de comunicação;
    • Comunicação Mercadológica;
    • Comunicação Interna;
    • Comunicação Administrativa.

    Diferenciais Unisa

    A Unisa atua há mais de 50 anos no mercado e foi uma das Universidades pioneiras a apresentar o curso de Medicina no país.

    Além disso, conta com um corpo docente altamente capacitado formado por mestres e doutores e permite que seus alunos coloquem em prática tudo o que aprendem durante as aulas, desde o ingresso na graduação por meio dos estúdios e laboratórios modernos e bem equipados da Instituição.

    A IES também conta com programas de suporte e apoio a estudantes com dificuldades acadêmicas, bem como com projetos de extensão que fazem a diferença na comunidade.

    Metodologia EAD

    A metodologia de ensino da Graduação a Distância Unisa é contemporânea, dinâmica e interativa. Ela estimula o aluno a construir o próprio conhecimento por meio de diversos recursos, como:

    • Vídeos;
    • Mapas mentais;
    • Fóruns;
    • Webconferências
    • Estudo de casos;
    • E muito mais.

    Além das sessões interativas on-line e ao vivo — com professores, tutores e colegas de sala —, os conteúdos e atividades também são salvos e ficam disponíveis no Portal do Aluno.

    Atividades Presenciais no polo

    Provas e aulas práticas: existem encontros presenciais obrigatórios no polo para realização de provas e aulas práticas. As datas são definidas por meio de uma agenda pré-estabelecida no Ambiente das disciplinas.

    Avaliação Global: dentro do processo avaliativo, além de atividades e avaliações eletrônicas, o aluno deve realizar, de forma presencial, no polo onde está matriculado, a Avaliação Global de cada disciplina. O agendamento da data e horário da prova é realizado por meio do sistema pelo próprio estudante durante o período estabelecido na Agenda.

    Formas de Ingresso

    A Unisa, uma Instituição com mais de 50 anos de história, ajuda a construir a sua! Para ingressar na Universidade Nota Máxima no MEC, você pode optar entre utilizar seu desempenho no Enem, fazer a Redação On-line ou a Prova Agendada.

     

     
     

    OPINIÃO DE NOSSOS ALUNOS

    Sabrinna Aparecida - Medicina

    Eu não venho de uma família com base no Ensino Superior. Por isso, esses cinco anos de estudos foram pensando em mudança. Com ajuda de todos os meus familiares, consegui passar na faculdade e vou ser a primeira médica da família.

    Lucas Correia - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    A Unisa teve um papel fundamental na minha recolocação no mercado de trabalho.

    Clodoaldo Valério - Engenharia Ambiental

    Eu fiz uma promessa para minha mãe: vou terminar o curso, a pandemia vai acabar e ela vai na minha formatura. Estou batalhando para isso.

    Mônica Oliveira - Odontologia

    Não desista dos seus objetivos e acredite que tudo pode melhorar.

    Maria Alice - Serviço Social

    Achei que deveria fazer um curso superior porque acredito na existência de um mercado bem amplo para ser explorado, mas para entrar nele, é preciso estar preparada.

    Maurício Rezende - Educação Física

    A partir daquele momento, eu sonhava em ser um profissional de Educação Física, mas sabia que, para isso, precisava estudar. Foi aí que conheci a Unisa.

     
     
     

    Cursos relacionados

    Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

    Graduação
    Presencial
    8 semestres (4 anos)
    VER CURSO

    Marketing Digital

    Graduação
    EAD
    4 semestres (2 anos)
    VER CURSO

    Letras (Licenciatura)

    Graduação
    Presencial e EAD
    8 semestres (4 anos)
    VER CURSO