Mestrado em Saúde Única
Reconhecido pela Portaria MEC nº 942/2015 de 16/09/2015, publicada no DOU de 17/09/2015.
Em 2008, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançaram a iniciativa intitulada “Um Mundo, Uma Saúde”. Essa abordagem reconhece que as interações entre humanos, animais e meio ambiente juntamente com interconexões dos determinantes sociais, ambientais e econômicos são primordiais para prevenir e controlar enfermidades e promover a saúde e bem-estar.
Por isso, pesquisas que abordem saúde, a produção agropecuária e meio ambiente são desenvolvidas pelo curso com o intuito de minimizar os riscos advindos da interface homem-animal-meio ambiente.
Duração: 24 meses (810 horas)
Modalidade: Presencial
Período: Integral
Locais de oferta: Campus Interlagos e Campus Metrô Adolfo Pinheiro
Fique por dentro do Programa
Quer saber mais? Vamos te enviar por email.
Objetivos do Curso
O Programa em Saúde Única tem como objetivo formar pesquisadores engajados socialmente para o exercício pleno da investigação científica e da docência em nível superior, embasados no conceito contemporâneo de Saúde Única. Para isso, o curso concentra seus esforços no amadurecimento científico do profissional, propiciando a criação de uma visão interdisciplinar e transdisciplinar para que ao final de sua formação, o pós-graduado esteja apto para atuar e gerar conhecimentos em desafios que envolvam a saúde animal, humana e as inter-relações com o meio ambiente.
Processo Seletivo 2026
- Inscrições: 25/08/2025 a 21/01/2026
- Documentação: 25/08/2025 a 21/01/2026
- Prova: 27/01/2026
- Entrevistas: 27 a 28/01/2026
- Resultados: 29/01/2026
- Matrículas: 02 a 06/02/2026
- Resultados 2ª chamada (se houver): 11/02/2026
- Matrículas 2ª chamada (se houver): 11 a 12/02/2026
- Início das aulas: 23/02/2026
- *Taxa de inscrição: R$ 50,00
- Acesse aqui o Edital.
Conteúdo Programático
- Metodologia da Pesquisa Científica*
- Bioestatística*
- Seminários de Pesquisa*
- Atividades Interdisciplinares de Pesquisa I*
- Atividades Interdisciplinares de Pesquisa II*
- Biologia da Relação Patógeno-hospedeiro
- Doenças Emergentes
- Filogenia Molecular Básica
- Biologia da Conservação
- Vetores
- Métodos Diagnósticos Aplicados à Saúde Única
- Contracepção e Controle Populacional de Cães e Gatos
- Epidemiologia Básica
- Interações Biológicas
- Tripanossomatídeos de Interesse Médico e Veterinário
- Homeopatia e Bem-estar Animal
- Saúde e Bem-estar de Animais Silvestres
- Etologia e Bem-estar Animal
- Tópicos Especiais em Andrologia Veterinária
- Aprendizado Baseado em Problemas
- Resistência Antimicrobiana e Saúde Única
- Pesquisa e Extensão Universitária
- Medicina Veterinária em Áreas de Mananciais
- Didática no Ensino Superior
- Principais Zoonoses Transmitidas por Alimentos
- Comunicação em Saúde
- Estatística Aplicada
- Avaliação Científica do Estresse
- Métodos de Coleta de Amostras em Campo
- Empreendedorismo e Gestão de Projetos
- Medicina Veterinária do Coletivo
- Microbiome
- Resolução Eficaz de Problemas
- Escrita Científica
- Controle de Infecção Hospitalar
- One Health, One Welfare
As disciplinas obrigatórias estão assinaladas com *
Linhas e Projetos de Pesquisa
SAÚDE, BEM-ESTAR E BIODIVERSIDADE
Essa linha tem como objetivo estudar a saúde humana e animal, o meio ambiente em sua pluralidade e suas inter-relações.
Corpo
Docente
Profa. Dra. Adriana Cortez
Profa. Dra. Adriana Cortez
Prof. Dr. Alex Junior Souza de Souza
Prof. Dr. Alex Junior Souza de Souza
Prof. Dr. André Rinaldi Fukushima
Prof. Dr. André Rinaldi Fukushima
Prof. Dr. Arlei Marcili
Prof. Dr. Arlei Marcili

Prof. Dr. Bruno Alonso Miotto

Profa. Dra. Cidéli de Paula Coelho
Prof. Dr. Guilherme José Costa Silva
Prof. Dr. Guilherme José Costa Silva

Prof. Dr. Herbert Sousa Soares

Prof. Dr. Jonas Moraes Filho
Prof. Dr. Rafael Garabet Agopian
Prof. Dr. Rafael Garabet Agopian
Prof. Dra. Paula de Carvalho Papa Keohane
Prof. Dra. Paula de Carvalho Papa Keohane

Profa. Dra. Natália Carrillo Gaeta
Artigos Publicados
Clique aqui e acesse os artigos publicados pelo corpo docente.
Público-alvo
Diplomados em curso de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação.
Infraestrutura



Os laboratórios disponíveis para pesquisa fazem parte do URC (UNISA Research Center) e são setorizados da seguinte forma:
- Laboratório de citopatologia: O laboratório visa o desenvolvimento tecnológico e pesquisa aplicada na área de patologia, citopatologia, oncologia e doenças sexualmente transmissíveis. Iniciou suas atividades no ano de 2015 atendendo a demanda de projetos de iniciação científica do curso de biomedicina, farmácia, medicina e odontologia. O laboratório é composto por setores de histopatologia, imunocitoquímica e microscopia.
- Laboratory of Molecular and Cellular Biology – LMCBIO: O LMCBIO desenvolve pesquisa nas áreas de genômica, proteômica e cultura celular. Possui equipamentos de grande e pequeno porte, material de consumo e reagentes adquiridos pelos docentes por meio de projetos financiados pelas agências de fomento à pesquisa do governo Federal e Estadual (CNPq, FAPESP, etc), assim como de Indústrias e Instituições Privadas. O laboratório é dividido em setores de: preparo de soluções e materiais, sala de cultura celular e sala de extração e amplificação de ácidos nucléicos.
- Laboratório de Biomecânica e Biomateriais: No laboratório de biomateriais e materiais dentários realizam-se pesquisas aplicadas nas questões de desenvolvimento, aprimoramento e avaliações de desempenho de materiais odontológicos visando a formulação de patentes e aplicações clínicas. Assim como, o desenvolvimento de materiais restauradores com atividade antibacteriana. O laboratório possui duas áreas, sendo uma com dimensão aproximada de 15 m2 na qual são realizadas as análises dos materiais, e outra de 6 m2 na qual são realizados os preparos das amostras. Ambos são construídos em alvenaria, piso com revestimento vinílico, bancadas de cerâmica, ambiente climatizado, ventilação e iluminação adequadas.
- Laboratório de Avaliação Nutricional da Universidade Santo Amaro (LANUSA): O Laboratório de Avaliação Nutricional (LANUSA) possibilita aos alunos a aplicação da teoria na prática por meio da avaliação do estado nutricional em todos os grupos etários. As atividades neste laboratório incluem a utilização de métodos diretos e indiretos de avaliação, abordando a evolução do estado nutricional com base no estudo de sinais, sintomas e composição corporal, proporcionando aulas práticas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. As principais pesquisas desenvolvidas pela equipe do LANUSA consistem na avaliação nutricional dos usuários das UBS da região de Capela do Socorro e a sistematização desta informação, de forma periódica, com vistas ao planejamento e redirecionamento das ações da equipe de saúde vinculada às referidas UBS.
- Laboratório de Avaliação Biomecânica e Reabilitação Musculoesquelética – LABIREM: O LABIREM é um laboratório de pesquisa acadêmico-científica cujo propósito é realizar pesquisa relacionada ao movimento e postura humana aplicadas ao contexto da promoção e prevenção de saúde, tratamento direcionados à reabilitação/exercício e ao esporte de indivíduos e usuários da UBS da região de Capela do Socorro. As atividades neste Laboratório incluem a utilização de métodos diretos e indiretos de avaliação biomecânica, dando suporte a projetos em nível de graduação, pós-graduação Stricto Senso e pesquisa regular.As principais pesquisas desenvolvidas pela equipe do LABIREM consistem na avaliação das disfunções do movimento e postura humana, padrão de marcha, corrida e tipos de calçados, direcionadas às disfunções ortopédicas, esportiva e de saúde da mulher, dos indivíduos e usuários das UBS da região de Capela do Socorro. A sistematização destas informações é planejada e redirecionada para ações da equipe de saúde vinculada às referidas UBS.
- Laboratório de Pesquisa Veterinária – LABVET: O LABVET foi concebido para dar suporte às pesquisas desenvolvidas nas áreas de sanidade e reprodução animal, epidemiologia das doenças transmissíveis dos animais e zoonoses. As atividades abrangem a biotecnologia da reprodução, produção de antígenos para doenças zoonóticas, desenvolvimento, padronização e realização de provas diretas e indiretas para estudos populacionais, de epidemiologia molecular e de taxonomia de patógenos de enfermidades de animais domésticos, silvestres ou zoonoses.
Repositório Institucional
Clique aqui para acessar.
Revistas
Clique aqui e confira as revistas disponíveis sobre o curso.
Internacionalização
A Unisa incentiva os alunos à vivência internacional para consolidação acadêmica e profissional. Essa experiência acontece por meio do setor de Internacionalização, área que intermedeia o intercâmbio de alunos em mais de 10 instituições de Ensino Superior ao redor do mundo por meio de acordos.
Saiba como proceder para ter a experiência de um intercâmbio acadêmico em outro país.