Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto

INSCREVA-SE JÁ
  • Duração: 12 meses (400 horas)
  • Modalidades: Presencial
  • Local: Campus Interlagos
  • Coordenador: Profa. Grazia Maria Guerra

Em 2017, o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Diretoria Colegiada homologaram a resolução de número 137, que dispõe sobre os requisitos mínimos para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UIT) e exige que o responsável técnico médico, os responsáveis coordenadores pela assistência de enfermagem e de fisioterapia devem possuir o título de especialista para atuar no cuidado de alta complexidade.

Na Unisa, a Pós-Graduação de Enfermagem em UTI tem disciplinas com base em protocolos, conforme as diretrizes nacionais e internacionais de segurança do paciente, uso de metodologias ativas e e-Learning, para aprendizado em cuidado de alta complexidade. Os estudantes dessa especialização contam com professores experientes e atuação em renomadas instituições, além de atividades práticas em Unidades de Terapia Intensiva, por meio de estágio e também nos laboratórios da Unisa, no Campus Interlagos.

 



DESCUBRA O INVESTIMENTO PARA ESTE CURSO

MAIS INFORMAÇÕES

Metodologia

O curso tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional contínuo e a base teórico-prática para sedimentar a atuação dos enfermeiros que desejam desempenhar a prestação de cuidados no contexto das Unidades de Terapia Intensiva, promovendo a melhoria da assistência prestada ao paciente crítico, respeitando os protocolos de segurança.

Em contrapartida, forma profissionais competentes e reflexivos, com preparo técnico científico, desenvolvendo habilidades e competências tais como:

  • Desempenhar os aspectos expressivos e atitudinais inerentes da profissão com base no corpo de conhecimento próprio da enfermagem em cuidados intensivos
  • Aperfeiçoar o julgamento clínico auxiliando na construção do saber relacionado ao campo do cuidado intensivo, possibilitando a prestação sistematizada da assistência de enfermagem ao paciente crítico
  • Contribuir para o desenvolvimento da competência relacional com os profissionais de saúde e os protagonistas que necessitam de cuidados, envolvidos no processo saúde-doença, na prestação da assistência ao paciente crítico e família
  • Oferecer bases para o gerenciamento da assistência de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto com foco na segurança dos pacientes e nos processos de acreditação
  • Propiciar a assistência de enfermagem calcada na hierarquia da pirâmide das evidências científicas

 

Conteúdo Programático

  • Fisiologia Aplicada aos Cuidados Intensivos em Enfermagem
  • Farmacologia Aplicada aos Cuidados Intensivos em Enfermagem
  • Cuidados Preventivos e Controle de Infecção Hospitalar em Cuidados Intensivos
  • Segurança do Paciente e Controle de Eventos Adversos no Cuidado em Saúde
  • Bases Conceituais da Eletrofisiologia e Aspectos Hemodinâmicos nos Cuidados Intensivos
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem
  • Avaliação Clínica Aplicada na Assistência de Enfermagem em Cuidados Intensivos
  • Assistência de Enfermagem em Cuidados Intensivos
  • Relacionamento Interpessoal e Comunicação Humana
  • Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem em Cuidados Intensivos
  • Aspectos Emocionais do Trabalhador em Cuidados Intensivos
  • Cenário Prático

Público-Alvo

Enfermeiros graduados, atuantes na área ou que estejam preparando-se para trabalhar em unidades de alta complexidade como as Unidades de Terapia Intensiva, que atendam pacientes cirúrgicos e clínicos críticos que demandem cuidados de enfermagem em diversas especialidades (pneumologia, hematologia, neurologia, cardiologia, urologia, endocrinologia, gastroenterologia).

Necessária comprovação de diploma ou certificado de conclusão da graduação.

Aulas

Sábados, das 8h às 17h.

Obs* Curso com aulas teóricas no Campus Adolfo Pinheiro e aulas práticas no Campus Interlagos, de acordo com cronograma a ser divulgado no início do curso. PODERÁ TER AULAS PROGRAMADAS ÀS SEXTAS-FEIRAS.

2ª via do boleto

 
 

OPINIÃO DE NOSSOS ALUNOS

Sabrinna Aparecida - Medicina

Eu não venho de uma família com base no Ensino Superior. Por isso, esses cinco anos de estudos foram pensando em mudança. Com ajuda de todos os meus familiares, consegui passar na faculdade e vou ser a primeira médica da família.

Lucas Correia - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A Unisa teve um papel fundamental na minha recolocação no mercado de trabalho.

Clodoaldo Valério - Engenharia Ambiental

Eu fiz uma promessa para minha mãe: vou terminar o curso, a pandemia vai acabar e ela vai na minha formatura. Estou batalhando para isso.

Mônica Oliveira - Odontologia

Não desista dos seus objetivos e acredite que tudo pode melhorar.

Maria Alice - Serviço Social

Achei que deveria fazer um curso superior porque acredito na existência de um mercado bem amplo para ser explorado, mas para entrar nele, é preciso estar preparada.

Maurício Rezende - Educação Física

A partir daquele momento, eu sonhava em ser um profissional de Educação Física, mas sabia que, para isso, precisava estudar. Foi aí que conheci a Unisa.

 
 
 

Cursos relacionados

Gerenciamento em Enfermagem

Pós-Graduação
Presencial
12 meses (360 horas)
VER CURSO

Fisioterapia

Graduação
Presencial e Semipresencial
8 semestres (4 anos)
VER CURSO

Enfermagem Obstétrica

Pós-Graduação
Presencial
12 meses (360 horas)
VER CURSO