Unisa realiza videocast em celebração ao mês das mulheres

O evento online e gratuito será realizado na segunda-feira (11/03), pelas coordenadoras dos cursos de Engenharia e Tecnologia da Universidade Santo Amaro

A Universidade Santo Amaro – Unisa, realiza no dia 11 de março, das 15h às 16h, um videocast gratuito sobre Desafios das Mulheres na atuação profissional das Engenharias e Tecnologias, com transmissão via YouTube, no canal oficial da Universidade. Os interessados em participar devem realizar a inscrição clicando aqui. As vagas são limitadas.

O evento será conduzido pelas engenheiras Cristina Vilas Boas de Sales Oliveira, da coordenação dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental; Daniele Cafange, responsável pela graduação em Engenharia Civil; Olinda Nogueira, coordenadora dos cursos de Tecnologias, e as professoras da Instituição, Daniele Maria e Eliziane Gonçalves.

A iniciativa tem o objetivo de abrir o debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho, mesmo que elas se dediquem mais à graduação acadêmica. De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), as mulheres representam 19,5% dos registros, equivalente a quase 200 mil mulheres engenheiras do total de mais de 1 milhões de profissionais de Engenharia no país. Contudo, o cargo de engenheiro civil apresenta uma desigualdade salarial de 38,6% entre gêneros, taxa ainda maior que a média nacional de discrepância salarial entre homens e mulheres, aponta pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE).

Na área da Tecnologia, nos cursos de qualificação, apenas 16,5% das vagas são ocupadas por mulheres, segundo dados do Mapa do Ensino Superior 2023, produzido pela SEMESP, entidade que representa mantenedoras de Ensino Superior do Brasil. Como é um dos segmentos da economia mais promissores, com as melhores oportunidades e salários, os dados e pesquisas trazem um ponto de alerta, em especial, no sentido de aumentar a presença das mulheres nas salas de aulas.