Saiba mais sobre o processo de rematrícula da Unisa!

Chegou o momento da rematrícula!

Se você é novo nessa jornada pode estar com muitas dúvidas a respeito desse momento. Por isso, estamos aqui para ajudá-lo!

O que é rematrícula?

A rematrícula é a renovação da matrícula que na Unisa ocorre semestralmente, tanto para cursos de graduação EAD quanto presencial. É uma ação obrigatória para que seja garantido o seu vínculo com a Instituição e ocorrerá em datas previstas no calendário acadêmico . Se você tem direito a rematrícula, mas deixar de efetuá-la dentro do prazo previsto, poderá perder sua vaga, pois não há renovação automática de matrícula.

Como faço minha rematrícula?

Se você é aluno de graduação presencial ou a distância da Unisa, deverá acessar o Portal do Aluno e realizar o pagamento da parcela do primeiro mês da semestralidade. Nesse período, por exemplo, sua primeira mensalidade refere-se ao mês de janeiro. Pronto: em até 48h sua rematrícula estará confirmada! Você pode acompanhar tudo pelo Portal do Aluno. Após o pagamento, poderá acessar o requerimento de matrícula desse semestre.

O boleto de rematrícula não está disponível para mim!

Nesse caso, precisa verificar se não ficou alguma pendência financeira do semestre anterior, como uma mensalidade. Você pode consultar pelo Portal do Aluno ou mesmo utilizando o Fale Conosco. Se identificar débito em aberto, poderá negociá-lo diretamente com a J.A Rezende. Consulte as condições, pois sempre há campanhas excelentes para você conseguir colocar o possível débito em dia, se for o caso.

Fiquei com status de retido e terei que me matricular em uma disciplina pendente! Como fazer?

Calma, não desista assim dos seus sonhos! Isso pode acontecer! Nesse caso, deverá acessar o Portal do Aluno, dar aceite no termo de renovação e efetuar o pagamento do boleto de rematrícula. Depois, precisa ficar atento ao calendário para se inscrever nas disciplinas de dependência ou adaptação. Ah, importante: nesse caso, se tiver alguma bolsa desconto, a mesma não valerá para essa rematrícula.

Sou bolsista oriundo de convênio da Unisa. Como funciona minha rematrícula?

Se sua bolsa é fruto de uma parceria com a empresa  em que você ou um familiar trabalha, esse benefício não se aplica à parcela de rematrícula. Nesse caso, você deverá realizar o pagamento da parcela sem a bolsa (pode aproveitar o desconto do pagamento antecipado). Após, precisará abrir uma solicitação de renovação de bolsa pelo Portal do Aluno, inserindo o comprovante de que segue com o vínculo com a empresa.

Sou bolsista de parceiros de captação da Unisa, como Educa Mais, Quero Bolsa. Como faço minha rematrícula?

O processo é o mesmo! No início do período de rematrícula sua bolsa  já estará renovada para o semestre seguinte, válida a partir da primeira parcela da semestralidade, desde que não existam pendências financeiras anteriores. Fique atento às regras do benefício que você contratou.

Sou aluno com Fies – Financiamento Estudantil, como funciona a rematrícula?

Se realizou o último aditamento e seu Fies está regular, seu benefício é renovado automaticamente, seja ele 100% ou 50%, e já válido para a primeira parcela da semestralidade. Se sua rematrícula não estiver disponível, vale consultar o status do seu Fies no Banco responsável ou abrir um Fale Conosco direcionado à equipe de bolsas da Unisa.

Tenho outros benefícios, como desconto parentesco, fidelidade ou bolsa para pessoas com mais de 45 anos. Como ficarão meus benefícios nessa rematrícula?

No início do período de rematrícula seu benefício já estará renovado para o semestre seguinte, desde que não existam pendências financeiras anteriores. Contudo, é importante saber que esse desconto  não se aplica à parcela de rematrícula. Nesse caso, você deverá realizar o pagamento da parcela sem a bolsa (pode aproveitar o desconto do pagamento antecipado).

Minhas notas não estão lançadas, mas meu boleto de rematrícula está disponível. E se eu pagar e não estiver aprovado?

O processo de rematrícula inicia-se antes do lançamento final das notas. Mas fique tranquilo. Se optar por realizar o pagamento e garantir sua vaga antes mesmo da nota, em caso de reprovação poderá transferir o valor para a rematrícula de retidos ou mesmo pedir o trancamento da matrícula, caso não queira seguir o curso naquele semestre.

Perdi meu prazo de pagamento. O que faço?

Fique atento ao seu e-mail e celular. Muitas vezes a Unisa lança campanhas prorrogando prazos de rematrícula e mantendo condições de pagamento sem juros e multa, além da manutenção de benefícios.

Tem algum documento que posso consultar sobre rematrícula?

Sim! Você pode sempre utilizar as Normas Acadêmicas e Financeiras como documento para consulta. Você pode acessar por aqui.