Pretende fazer Pós-Graduação? Veja a melhor opção para seus objetivos

Ao concluir uma graduação, um novo objetivo aporta na carreira profissional: a educação continuada. Diante de diferentes modalidades, o estudante precisa ter bem definido seus objetivos, para, a partir deles, encontrar a melhor opção. O fato, é que independentemente da escolha, conhecimento a mais proporciona ganhos superiores.

Além dos Cursos Livres, modalidade conhecida por oferecer cursos rápidos que tratam de assuntos bem específicos, há a Pós-Graduação, dividida entre Lato Sensu e Stricto Sensu.

O Lato Sensu é uma formação mais rápida, com carga horária a partir de 360h, dependendo do curso. Pode ser oferecido na modalidade presencial ou a distância; e a duração pode variar de acordo com a proposta da Instituição. Na Unisa, por exemplo, há cursos com duração de 6 meses e 100% online. A Pós-Graduação lato sensu pode ser apresentada como Especialização ou Master Business Administration (MBA). O primeiro traz propostas ideais para profissionais já graduados que buscam por aperfeiçoamento técnico ou científico em sua área de atuação. Já o MBA é uma especialização na área gerencial, administrativa e de negócios. Costuma ser procurado por profissionais de gestão ou empreendedores.

“Tanto para quem já está empregado quanto para quem está procurando por uma recolocação no mercado de trabalho, muitos parecem já ter percebido a importância da Pós-Graduação. O mercado está cada dia mais competitivo e um certificado a mais pode ser a diferença entre conseguir uma vaga, ou uma promoção e aumento salarial”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Santo Amaro – Unisa, profa. Patrícia Colombo.

Stricto Sensu

O Mestrado e o Doutorado compõem a modalidade Stricto Sensu, mais direcionada a profissionais que desejam seguir na carreira acadêmica ou científica. Os chamados Programas Stricto Sensu são normalmente oferecidos presencialmente – embora em 2019 o MEC tenha autorizado a oferta a distância. A Unisa conta hoje com cinco Mestrados (Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Direito Médico, Medicina Veterinária e Odontologia) e dois Doutorados (Odontologia e Medicina Veterinária).

Escolha

Após a definição da modalidade de Pós-Graduação, o segundo passo é escolher a Universidade em que irá cursar. No caso do Mestrado e do Doutorado é fundamental avaliar a nota de recomendação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a nota da Instituição, as linhas de pesquisa e o corpo docente.

Já para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, a legislação educacional não prevê avaliações do MEC. Por isso, é muito importante analisar o histórico da Universidade, como a tradição, a nota de credenciamento e a opinião dos ex-alunos, além do portfólio de cursos.

Reconhecimento

Segundo uma Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, a elevação nos ganhos de um profissional com Pós-Graduação pode chegar a até 53%. “As empresas se mostram dispostas a pagar mais por profissionais com melhor qualificação, valorizando aqueles que buscam constante atualização”, complementa a Profa. Patrícia Colombo.

Além do ganho salarial, o profissional que se preocupa com atualização se destaca no mercado, seja na execução de tarefas técnicas ou de gestão. “Este aumento no conhecimento acadêmico gera um diferencial competitivo, permite que o profissional se sobressaia diante de outros colegas. Ele passa a ser capaz de executar as atividades de forma mais eficiente, gerando melhores resultados às corporações”, garante a pró-reitora.

Na Unisa, há opções de especialização e MBA , presenciais e a distância, além dos Mestrados e Doutorados.