Engenharia Civil para Bombeiros (Segunda Graduação)

• Graduação | EAD | Duração: 2,5 anos*
  • Localidade: Polos Educacionais

Coordenador: Prof. Me. Alexandre Luiz Vasconcellos.

A Universidade Santo Amaro – Unisa possui um processo de aproveitamento de estudos no curso de Engenharia Civil, pautado na formação prévia dos Bombeiros do Estado de São Paulo.

A graduação, que tem 5 anos de duração na modalidade tradicional, passa a ter período de tempo reduzido para esse público de acordo com a patente e o aproveitamento de estudos:

*Oficiais e Sargentos: 2,5 anos ou mais, de acordo com o aproveitamento de estudos.
*Soldados: 3 anos ou mais, de acordo com o aproveitamento de estudos.

Inicialmente, a Instituição atende unicamente Bombeiros do Estado de SP. A graduação é realizada na modalidade EAD.

As inscrições para as turmas de 2023 já estão abertas. Os interessados devem submeter os diplomas de formação de acordo com a patente:

Oficiais: Diploma da Academia do Barro Branco
Sargentos: Curso de Bombeiro para Sargento (CBS) e Curso de Formação para Sargento (CFS)
Soldados: Curso de Formação de Soldados (CFSD)

Como os diplomas de Bombeiros são reconhecidos como graduação, o ingresso na IES constará como segunda graduação.

• Metodologia EAD

A metodologia de ensino da Graduação a Distância Unisa é contemporânea, dinâmica e interativa. Ela estimula o aluno a construir o próprio conhecimento por meio de diversos recursos, como:

– Vídeos;

– Mapas mentais;

– Fóruns;

– Webconferências

– Estudo de casos;

– E muito mais.

Além das sessões interativas on-line e ao vivo — com professores, tutores e colegas de sala —, os conteúdos e atividades também são salvos e ficam disponíveis no Portal do Aluno.

• Atividades Presenciais no polo

Provas e aulas práticas: existem encontros presenciais obrigatórios no polo para realização de provas e aulas práticas. As datas são definidas por meio de uma agenda pré-estabelecida no Ambiente das disciplinas.

Avaliação Global: dentro do processo avaliativo, além de atividades e avaliações eletrônicas, o aluno deve realizar, de forma presencial, no polo onde está matriculado, a Avaliação Global de cada disciplina. O agendamento da data e horário da prova é realizado por meio do sistema pelo próprio estudante durante o período estabelecido na Agenda.

• Inscreva-se

A Unisa, uma Instituição com mais de 50 anos de história, ajuda a construir a sua! Para ingressar na turma especial de Engenharia para Bombeiros, você deverá apresentar o diploma de formação de Oficial ou Soldado.

Legal, né? Você pode saber mais sobre a Segunda Graduação na Unisa clicando aqui. Ou pode se inscrever por este link.

• Valor da Mensalidade

Para esse curso, a Unisa mantém um valor fixo de mensalidade de R$ 379,00. O valor é especial, em virtude do convênio entre Unisa e Fundação dos Bombeiros do Estado de São Paulo (Fundabom).